Título: ANALISTAS VÊEM PERDA DE POSIÇÕES NO ANO QUE VEM
Autor: Fernando Duarte
Fonte: O Globo, 19/10/2005, Economia, p. 25

Empresários e FGV temem por investimentos

RIO e SÃO PAULO. A crise política pode fazer o Brasil perder mais posições no ranking da Transparência Internacional, dizem analistas. Como a lista reflete a percepção da corrupção por empresários, o acirramento da crise, parcialmente captado no estudo, levaria a uma sensação maior dos desvios:

¿ Não é uma pesquisa sobre o custo efetivo das empresas com a corrupção. Por isso, a tendência é haver outra queda, diante da repercussão das denúncias ¿ disse o economista Cláudio Ferraz, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). ¿ Mas há reflexos. Verbas desviadas impedem a construção de escolas. E o capital humano é considerado ao se escolher um país para investir.

Rubens Cysne, economista da Fundação Getulio Vargas, também acredita em queda em 2006. E vai mais longe crê num recuo do investimento estrangeiro, que aumentou 79% em 2004, mas deve cair mais de US$i bilhão este ano:

¿ Esse ganho pode se perder ainda mais.

Este impacto também é esperado pelo diretor do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) Júlio de Almeida:

¿ A corrupção onera e traz riscos. O Brasil vem perdendo espaço na atração de investimentos.

Emerson Kapaz, presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco), diz que estrutura do Estado brasileiro é viciada, o que torna o combate à corrupção um processo lento.

¿ A corrupção nasce na iniciativa privada, que com caixa dois financia políticos, que agem como despachantes de luxo em busca de obras e contratos financeiros. (Cássia Almeida e Ronaldo D`Ercole)