Título: 'TEMOS QUE DAR EXEMPLO DE ÉTICA¿
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 18/10/2005, O País, p. 9

Lula fala do combate à corrupção e à fome ao receber medalha da FAO

ROMA. Ao discursar na cerimônia de comemoração dos 60 anos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), ontem de manhã na capital italiana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que os países mais pobres devem dar um exemplo ao mundo de ¿severidade, honestidade e ética¿. A declaração ocorreu no mesmo dia em que deputados petistas acusados de envolvimento com corrupção decidiram pela renúncia e dois dias depois de o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, ter cobrado em Salamanca, Espanha, o combate à corrupção.

Na FAO, Lula recebeu a Medalha Agrícola, em reconhecimento aos seus esforços para o fim da fome e da pobreza no Brasil e no mundo. Lula disse que a fome é a maior arma de destruição em massa do mundo e que é preciso transformar a questão num problema político e não apenas citá-los em campanhas eleitorais ou em reuniões entre países.

¿ Nos países mais pobres, temos que dar exemplo de severidade, de honestidade e de ética para que possamos merecer os olhares solidários de milhões e milhões de seres humanos que muitas vezes gostariam de contribuir, mas que muitas vezes têm medo que seu dinheiro não cumpra a finalidade para a qual foi doado.

O presidente foi aplaudido quando afirmou que a fome não é apenas um ¿problema econômico, tecnológico ou de produção de alimentos¿:

¿ É um problema eminentemente político. Ou transformamos a fome num problema político e não num problema de estatística, ou num mero problema social, o qual todos utilizaremos em discursos nas campanhas eleitorais. Temos que dar um sentido de urgência à solidariedade internacional. Temos de fazer da luta contra a fome e a pobreza um compromisso político e um projeto de vida.

¿A fome no Brasil é um problema de exclusão¿

Mais uma vez Lula lembrou sua origem humilde.

¿ A fome no Brasil é, acima de tudo, um problema de exclusão social. Disso posso dar testemunho, porque essa dura realidade aprendi da forma mais difícil: vivendo-a ¿ disse o presidente.

¿- A fome é a maior arma de destruição em massa que temos nos dias de hoje. Ela mata mulheres, fetos, crianças e inocentes, que muitas vezes não aprenderam ainda nem a gritar que estão com fome. Não haverá paz e segurança num mundo em que um bilhão de pessoas não têm o que comer.

Ao receber a Medalha Agrícola e um certificado das mãos do diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, Lula brincou:

¿ Agora, já tenho diploma.

Diouf, por sua vez, disse que o presidente estava recebendo a homenagem por ¿seus esforços incansáveis¿ para combater a fome, citando o programa Fome Zero.

Mas em seu discurso, Lula citou dados do Bolsa Família e não especificamente do Fome Zero. Ele disse que o programa já atende 7,7 milhões de famílias e que em 2006 vai atingir ¿todas as famílias que vivem abaixo da linha da pobreza¿.

Otimista, o presidente disse que a América Latina cumprirá a meta de acabar com a fome até 2020. Ele pediu o apoio da FAO ¿para superar esse mal do continente¿.