Título: Declaração de Delúbio revolta até aliados
Autor: Adriana Vasconcelos e Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 18/10/2005, O País, p. 10

Ex-tesoureiro do PT disse que `em três ou quatro anos tudo será esquecido e acabará virando piada de salão¿

BRASÍLIA. As reincidentes tentativas do governo e do PT de desqualificar as denúncias de corrupção e o trabalho de investigação das CPIs provocam fortes reações entre parlamentares, inclusive da base aliada. A última tentativa de desconstruir a gravidade das denúncias partiu do ex-tesoureiro petista Delúbio Soares, personagem central no escândalo do esquema do mensalão e do caixa dois na campanha eleitoral do PT. Ao comemorar seus 50 anos numa festa em sua terra natal, Buriti Alegre, em Goiás, Delúbio afirmou que ¿em três ou quatro anos tudo será esquecido e acabará virando piada de salão¿, segundo reportagem de ontem do ¿Estado de S.Paulo¿.

O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse considerar que a tática governista é até inteligente, mas não se sustentará quando a comissão concluir os trabalhos. Serraglio lembra que praticamente todas as denúncias apuradas pela CPI foram confirmadas. As demais são uma questão de tempo. O material recolhido nas apurações, afirma, indica a existência de um esquema de corrupção em grande escala. Para qualquer cidadão honesto, diz o relator, já é muita coisa.

¿ Isso pode ser piada para o Delúbio. Pergunte para José Dirceu, que pode ser cassado, para o Paulo Rocha, que renunciou ao mandato, ou para os diretores de estatais que foram demitidos se eles acham isso uma piada ¿ reagiu Serraglio.

Tucano: declaração é reflexo de estratégia de Lula

Na opinião de outro integrante da CPI dos Correios, o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), a declaração de Delúbio é um reflexo de uma estratégia articulada pelo presidente Lula, um dos primeiros a menosprezar as irregularidades detectadas na comissão. Um exemplo foi a afirmação do presidente de que a prática de caixa dois era comum no país, feita antes mesmo da confissão de Delúbio, que admitiu as ¿contribuições não contabilizadas¿ no PT.

¿ Como o presidente patrocina a tese de que tudo isso é nada demais, imagine se Delúbio vai se preocupar com alguma coisa? Mas essas afirmações só aumentam a disposição das CPIs de punir esses picaretas todos ¿ diz Paes