Título: BALANÇA PODE SER AFETADA POR VETOS
Autor: Luiza Damé e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 18/10/2005, Economia, p. 26

BRASÍLIA. A partir desta semana a balança comercial começará a ser afetada pelos embargos à carne brasileira, decorrentes da descoberta do foco de febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Isso porque a União Européia (UE) ¿ em bloco, o maior cliente do país ¿ suspendeu as compras de animais abatidos depois do dia 30 de setembro, provenientes dos três principais estados fornecedores (São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul). Esses estados representam quase 80% das exportações para a UE.

¿ Nesta semana, já pode haver algum tipo de reflexo do boicote ¿ disse o vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro.

Na semana passada, o saldo da balança comercial teve queda de 40% em relação à semana anterior. O motivo foi o feriado do dia 12, que fez com que as empresas antecipassem os embarques. O superávit caiu para US$647 milhões entre 10 e 16 de outubro. Mesmo assim, o desempenho das exportações é favorável. No ano, a balança acumula superávit de US$34,393 bilhões.(Geralda Doca)