Título: GRIPE DAS AVES PODE JÁ TER CHEGADO À GRÉCIA
Autor:
Fonte: O Globo, 18/10/2005, O Mundo, p. 32

Vírus letal estaria se espalhando na Europa. Secretário de Saúde dos EUA diz que nenhum país está preparado

ATENAS. O governo grego confirmou a ocorrência de casos de gripe de aves no país provocados pela linhagem viral H5. Ontem, especialistas continuavam realizando testes laboratoriais para definir se o peru doente encontrado numa granja na ilha de Chios, no mar Egeu, carrega o letal H5N1, que causa uma epidemia na Ásia e já foi detectado em aves na Turquia e na Romênia ¿ que ontem registrou novos casos em cisnes.

Se ficar confirmado que se trata do mesmo vírus que já matou 63 pessoas na Ásia, será o primeiro caso da doença na União Européia (UE), que já anunciou a intenção de suspender a comercialização de aves e derivados da ilha. Vários países europeus começaram a testar amostras de sangue de aves migratórias em busca do vírus.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ocorrência de novos surtos de H5N1 em outros países é inevitável.

¿ Não há dúvidas de que teremos surtos de gripe de aves em diferentes países ¿ afirmou Michael Ryan, diretor do Departamento de Alerta e Resposta a Epidemias da OMS.

Milhões de pessoas poderiam morrer, diz OMS

A provável disseminação do vírus na Europa reforça o temor de que uma nova epidemia mundial de gripe entre seres humanos seja iminente, embora, segundo especialistas, é mais provável que a temida mutação do vírus para uma forma mais facilmente transmissível entre pessoas ocorra no sudeste da Ásia, onde já foram registrados milhões de casos em aves.

O problema maior é que nenhum país estaria preparado para lidar com uma epidemia desse porte, capaz de matar milhões de pessoas, segundo afirmou ontem o secretário de Saúde dos Estados Unidos, Michael Leavitt, que se encontra na Ásia:

¿ Na minha análise, nenhum país está adequadamente preparado para uma pandemia de gripe aviária, embora eu acredite que muitas nações estão aprimorando suas estratégias de resposta.

O diretor do Programa de Gripe da OMS, Klaus Stoehr, foi ainda mais enfático:

¿ Não sabemos se a epidemia vai começar nas próximas semanas, meses ou somente em anos. Mas não há dúvidas de que se tal pandemia ocorrer, teremos centenas de milhares ou mesmo milhões de mortos em todo o mundo.

A letal linhagem viral H5N1 foi registrada pela primeira vez em Hong Kong, em 1997, quando provocou o extermínio de 1,5 milhão de aves. Na época, 18 pessoas ficaram doentes e seis morreram. A doença ressurgiu na Coréia do Sul em 2003 e, desde então, se espalhou por China, Vietnã, Tailândia, Laos, Indonésia, Rússia, Turquia e Romênia.