Título: GAROTINHO SE LANÇA CANDIDATO COM CLAQUE
Autor:
Fonte: O Globo, 20/10/2005, O País, p. 8

Ex-governador do Rio, que pretende disputar a presidência pelo PMDB, critica Lula e Dirceu

BRASÍLIA. Para o ato de lançamento de sua pré-candidatura a presidente da República, indicação que disputará em prévias do PMDB, o ex-governador Anthony Garotinho levou claque do Rio e, em discurso, atacou o governo Lula e o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu ¿ que, segundo ele, teria sido o responsável por sua saída do PSB, partido da base aliada. O lançamento da pré-candidatura de Garotinho faz parte da estratégia da ala oposicionista do PMDB de neutralizar possível aliança do partido com o PT em 2006, embora seu nome não seja unanimidade nem mesmo nesse grupo.

O plenário no corredor das comissões da Câmara, onde ocorreu o ato, ficou lotado com a presença de militantes que saíram do Rio em ônibus fretados. Quando Garotinho fez referência ao ex-ministro, a claque gritava palavras de ordem como ¿O Brasil vai mudar, Garotinho presidente já¿ e ¿Fora Dirceu¿.

Apenas oposicionistas do PMDB estiveram presentes ao lançamento. Além do presidente do partido, Michel Temer, passaram por lá os senadores Sérgio Cabral (RJ), Maguito Vilela (GO), Pedro Simon (RS) e Amir Lando (RO), entre outros.

No discurso contra o governo Lula, o ex-governador afirmou, também sob aplausos da claque, que o Brasil precisa ter um plano de metas:

¿ Quais são os planos do governo Lula para qualquer setor? Não há plano, não há caminhos, por isso eles mataram a esperança.

Garotinho disse ainda que foi uma operação de Dirceu, então chefe da Casa Civil, que impediu sua permanência no PSB.

¿ Tudo o que um homem planta ele há de colher. Aquele que tentou me banir da vida pública está a poucas horas de ser banido da vida pública por imoralidade ¿ disse.