Título: WILMA VIRA O MAIOR FURACÃO DA HISTÓRIA
Autor:
Fonte: O Globo, 20/10/2005, O Mundo, p. 32

Tormenta provoca fortes chuvas em países caribenhos, México e Honduras e se aproxima de Cuba e EUA

HAVANA. Num fenômeno que assusta a população de diversas ilhas do Caribe, do México e do estado americano da Flórida, o Wilma passou de uma tempestade tropical para o mais violento furacão registrado na História do Atlântico Norte em apenas sete horas. Ontem à tarde, o Wilma chegou a ter ventos de 280 quilômetros por hora, com pressão mínima de 882 milibares, a mais baixa já medida.

O olho do Wilma, estranhamente pequeno com apenas oito quilômetros de diâmetro, não chegou a tocar a terra, mas sua passagem pelo Mar do Caribe provocou intensas chuvas em vários países. No Haiti, as chuvas provocaram desabamentos e deslizamentos de terra que mataram 11 pessoas. Duas mil pessoas foram evacuadas. Na Jamaica, chove desde domingo e uma pessoa morreu ao ser levada pela correnteza de um rio de transbordou.

No fim da tarde, os ventos do Wilma diminuíram para 265 km/h, mas continuava sendo um furacão de nível cinco, o mais potente da escala. As chuvas já ameaçam o litoral do México e de Honduras. Ontem, milhares de turistas tentavam deixar a cidade mexicana de Cancún.

O gigantesco redemoinho que pode ser visto por meio de fotos de satélites desliza pelo Mar do Caribe no sentido noroeste, se aproximando da ponta oeste de Cuba. O sul do país já está enfrentando fortes chuvas e quase dez mil pessoas foram retiradas de suas casas. Dezenas de milhares de pessoas podem ser afetadas no país.

Depois de passar por Cuba, Wilma deve ir para Flórida

Após passar por Cuba, os meteorologistas prevêem que, ao se chocar com correntes de vento do Golfo do México, o Wilma mudará de direção e tomará o rumo da Flórida, a nordeste. O arquipélago de Florida Keys, no sul do estado, deve ser atingido e ontem as autoridades pediram que os turistas deixassem o local. Hoje será a vez de os moradores deixarem suas casas.

¿ Este é um furacão muito assustador e está se aproximando rapidamente ¿ disse o prefeito do Condado de Monroe, Dixie Spehar, uma pequena ilha de Florida Keys.

O Wilma é o 21º furacão da temporada, que só terminará mês que vem. Além da violência, a quantidade de tormentas surpreendeu de tal forma os especialistas que os nomes pré-escolhidos para as tempestades se esgotaram. Os próximos furacões receberão como nomes letras do alfabeto grego.