Título: `O aborto é uma eutanásia pré-natal¿
Autor: Rodrigo Rangel e Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 08/11/2004, O país, p. 3

Casado e pai de oito filhos, o professor Humberto Vieira preside a Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família, entidade que enviou ao STF um dossiê com pareceres científicos e jurídicos contra o aborto. Ele é membro da Pontifícia Academia para a Vida ¿ nomeado pelo Papa João Paulo II em 1993 ¿ e diz que o aborto é uma eutanásia pré-natal. Leticia Helena

Por que o Pró-Vida é contra o aborto de anencéfalos?

HUMBERTO VIEIRA: A ciência diz que desde a fusão do espermatozóide com o óvulo um novo ser tem origem. Todo ser humano é querido por Deus, seja ele portador de anomalias ou não.

Mas não é cruel com a mulher manter a gestação de uma criança que não sobreviverá?

VIEIRA: O aborto de anencéfalos, como qualquer outro, traz conseqüências para a saúde da mulher. Estatísticas comprovam que muitas mulheres que abortam entram em depressão e acabam tentando se suicidar, por não conseguir conviver com a idéia de que mataram os filhos.

Especialistas dizem que a gravidez de um feto anencéfalo provoca riscos para a mãe...

VIEIRA: Não é verdade. Este tipo de gravidez não acarreta nada além dos riscos de uma gestação comum. Já o aborto traz conseqüências físicas e psicológicas para a mulher. O aborto, nestes casos, é uma eutanásia pré-natal.

O senhor acredita que o dossiê terá efeito na decisão do STF?

VIEIRA: Nosso objetivo foi esclarecer o STF com dados científicos. Estou convencido de que eles arquivarão o processo, pois se trata de matéria do Legislativo.