Título: Em Ramallah, dois homens e uma cadeira
Autor:
Fonte: O Globo, 08/11/2004, O mundo, p. 19

Entre os principais nomes citados para suceder Yasser Arafat estão os do ex-premier Mahmoud Abbas e do primeiro-ministro Ahmed Qorei. Com a ausência de Arafat em Ramallah, centro do poder palestino, Qorei ganhou mais responsabilidades para lidar com assuntos do dia-a-dia da administração e Abbas recebeu a tarefa de tratar da diplomacia.

Abbas, conhecido como Abu Mazen, desperta mais simpatias. Os habitantes da Faixa de Gaza lembram com saudade dos preços mais baixos para os combustíveis e da melhora na liberdade de movimentos que conseguiram no mandato de Abbas. Ele tem boas relações com as facções armadas, como o Hamas, com quem negociou o mais duradouro cessar-fogo dos últimos quatro anos. Considerado reformista, demitiu-se por não conseguir que Arafat cedesse o controle das forças de segurança. Na ausência de Arafat, é a principal figura na Organização para a Libertação da Palestina.

No momento, o controle da Autoridade Nacional Palestina (o governo) está nas mãos de Ahmed Qorei, Abu Ala. Alguns o criticam, dizendo que foi dominado por Arafat e que não tomava decisões sem a aprovação do presidente da ANP. Isso teria levado à falta de mudanças significativas durante seu mandato. Mas Qorei é considerado um dos mais competentes negociadores palestinos, tendo sido o elemento-chave nas negociações secretas que antecederam os Acordos de Oslo, em 1993.