Título: AS PULSEIRAS TEMÁTICAS CHEGAM À POLÍTICA
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 21/10/2005, O País, p. 10
Fundação pede ética com acessório em versão transparente
Acessório que motiva a cobiça de adolescentes dos 8 aos 80 anos, as pulseiras temáticas desembarcam na política. A Fundação Mário Covas, ONG criada para "valorização da cidadania e o aperfeiçoamento da gestão pública", lança segunda-feira a pulseira "Ética na política". A diferença, em relação às muitas coloridas que ornamentam braços cheios de atitude mundo afora, está na cor - ou na falta dela: esta é transparente.
- Tem tudo a ver com ética - traduz Osvaldo Martins, presidente da fundação, contando que desde o fim de julho procura uma fábrica para materializar a idéia. - Foi difícil juntar a transparência com a elasticidade comum nas pulseiras de borracha.
O acessório será lançado em ato público segunda-feira à noite, em São Paulo. O arrecadado com a venda vai para a Escola de Governança Mário Covas, criada pela fundação.
- Vamos comercializá-la em centros acadêmicos por todo o país - planeja Osvaldo. - A gente sabe que o público jovem é o grande alvo. Vamos mirar nos estudantes.
As pulseiras temáticas surgiram na versão amarela, na campanha "Livestrong", iniciativa do ciclista Lance Armstrong (heptacampeão da Volta da França) para financiar pesquisas sobre o câncer. Até hoje, foram vendidas 55 milhões em todo o mundo. O sucesso motivou outros modelos, entre o que entrelaça duas pulseiras, preta e branca, contra o racismo.
Legenda da foto: A PULSEIRA transparente: "cor" da ética