Título: Lula: 'Bolsa Família é para atender à classe média'
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 21/10/2005, O País, p. 13
Presidente afirma ainda que programa tira beneficiários das ruas e evita que cometam delitos e virem marginais
BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ontem uma defesa veemente do Bolsa Família e rebateu críticas de que o programa é assistencialista. Lula afirmou que o programa, destinado a famílias com renda per capita de até R$100, atende também à classe média, porque tira os beneficiários das ruas e evita que eles virem marginais e cometam delitos. Ele disse que não fica nervoso com cobranças para que os recursos do Bolsa Família sejam aplicados em outros setores.
- O Bolsa Família é para atender à classe média. O resultado final é atender àqueles que pagam impostos no Brasil, porque quanto mais crianças comerem, menos crianças teremos na rua; quanto mais adolescentes estiverem na escola, menos adolescentes teremos na criminalidade; quanto mais crianças estiverem comendo na escola, menos pessoas vamos ter cometendo pequenos delitos, tornando-se marginais. Então, no fundo, o ganhador de tudo isso não é a própria pessoa que recebe, é a sociedade brasileira - afirmou Lula, na abertura de um seminário sobre o programa.
Para Lula, as cobranças são normais:
- Tem gente que reclama: "Ah! Mas o governo poderia estar fazendo estradas com isso. O governo poderia estar fazendo aquilo". Acho normal quando falam isso, porque o cidadão que toma café da manhã todo dia, almoça todo dia, janta todo dia, não tem por que reconhecer a fome com a mesma força com que outros reconhecem.
Num discurso em que misturou críticas e conselhos com piadas, Lula entrou no debate sobre o caráter assistencialista do Bolsa Família:
- O que menos me incomoda é saber se o programa é assistencialista ou não. O que me incomoda é saber se as crianças deste país estão tomando café, almoçando ou jantando. E, aí, cada um dê um nome. O nosso papel não é ficar discutindo filosofia.
Legenda da foto: LULA COM Patrus Ananias no seminário sobre o Bolsa Família