Título: Invasão ameaça igreja histórica de 1664
Autor: Luiz Ernesto Magalhães
Fonte: O Globo, 21/10/2005, Rio, p. 18

Provedor vai entrar na Justiça para reaver terreno ocupado por dez famílias

A favelização de Jacarepaguá põe em risco uma jóia do patrimônio cultural brasileiro. Parte da favela da Coréia, que fica na Freguesia, já ocupa uma área do terreno da Igreja de Nossa Senhora da Pena. Construída em 1664, a igreja, uma das primeiras do Rio, fica em uma colina a 170 metros de altura, em parte ocupada por barracos, visíveis da Linha Amarela.

O provedor José Lucas Moreira Alves de Britto vai entrar com uma ação de reintegração de posse contra cerca de dez famílias que se instalaram no terreno da igreja.

Pedra na encosta é único empecilho para crescimento

Segundo José Moreira, a favela só não chegou mais perto do prédio, que é tombado, devido a uma imensa pedra encravada na encosta.

- Não sei o que fazer. Já fui intimado pela prefeitura a remover a pedra, devido ao risco que traz para a comunidade. A minha preocupação é que ao fazer isso, a favela acabe crescendo muito mais rápido - disse o provedor.

A Igreja Nossa Senhora da Pena foi tombada pelo Iphan em 1938. A construção do templo foi uma iniciativa do padre Manuel de Arruda para marcar o lugar onde a Virgem Maria teria aparecido, no alto de uma colina no século XVII, a um escravo, que procurava uma vaca desaparecida.