Título: AS SUPERPODEROSAS DA ELEIÇÃO ARGENTINA
Autor: Janaína Figueiredo
Fonte: O Globo, 21/10/2005, O Mundo, p. 30

Mulheres de Kirchner e Duhalde disputam vaga no Senado

BUENOS AIRES. Casadas com os dois principais caciques do Partido Justicialista (PJ) e protagonistas de uma disputa pelo poder que dará novos contornos ao cenário político local, Cristina Fernández de Kirchner e Chiche Duhalde foram as grandes estrelas da campanha eleitoral. Ambas disputarão uma vaga no Senado Nacional pela província de Buenos Aires. Chiche representará o PJ e Cristina, a Frente para a Vitória, movimento peronista fundado por seu marido, o presidente Néstor Kirchner.

Segundo pesquisas divulgadas recentemente, Cristina está em primeiro lugar, com 38,3% das intenções de voto. Chiche, mulher do ex-presidente Eduardo Duhalde (2002-2003), ficaria com apenas 15,8%. O que está em jogo não é uma vaga no Senado, já que ambas terão votos suficientes para eleger-se. O pano de fundo da disputa entre Cristina e Chiche é a luta pelo poder entre Kirchner e Duhalde.

Ontem, as damas do peronismo encerraram suas campanhas na província mais importante do país.

- Com Cristina Fernández de Kirchner os bonaerenses (moradores da província de Buenos Aires) perderão uma vaga no Senado. Ela não vai defender nossos interesses, vai defender os interesses do marido - alfinetou a ex-primeira-dama.

Cristina tem uma longa trajetória política mas, apesar de ter nascido na província de Buenos Aires, sempre representou a província de Santa Cruz, terra natal do presidente. Nesta eleição, Kirchner considerou que sua esposa devia concorrer a uma vaga no Senado pela província de Buenos Aires, pois era a única capaz de enfrentar o poder construído por Duhalde.

- A estratégia duhaldista não segue o manual peronista. Parece mais o roteiro do filme "O poderoso chefão" - disse a primeira-dama num de seus discursos mais duros durante a campanha.

No último dia de campanha, ambas as candidatas foram ofuscadas pela chilena Cecília Bolocco, mulher do ex-presidente e candidato a senador Carlos Menem. Durante todo o dia, os canais de TV locais transmitiram imagens do programa de TV que Bolocco apresenta no Chile. A ex-miss Universo atreveu-se a beijar na boca o cantor espanhol Miguel Bosé, provocando comoção em ambos lados da cordilheira dos Andes. A carreira política de Menem está em baixa e o casamento, pelo visto, também. (Janaína Figueiredo)

Legenda da foto: AS CANDIDATAS PORTENHAS: Cristina Fernández de Kirchner (acima) e Chiche Duhalde (ao lado) disputam vaga no Senado. Elisa Carrió é candidata a deputada