Título: AS ROTAS DA INTEGRAÇÃO SUL-AMERICANA
Autor: PAULO SÉRGIO OLIVEIRA PASSOS
Fonte: O Globo, 22/10/2005, Opiniao, p. 7

Aabertura em setembro, pelo presidente Lula, da Cúpula da Comunidade Sul-Americana em Brasília veio coroar o processo, iniciado no fim de 2004, de construção da Comunidade Sul-Americana de Nações. A Comunidade deverá se consolidar como o ambiente de concertação e coordenação política do processo de integração científica, educacional, cultural e de infra-estrutura do continente.

Entre os temas abordados pelos chefes de Estado dos doze países integrantes mereceu destaque a integração física do continente, que depende do deslanche de projetos no setor de transportes. O Brasil tem desenvolvido uma ampla agenda nesse sentido. Ao mesmo tempo que executa obras, avança em estudos de viabilidade e apóia financeiramente o desenvolvimento nos países vizinhos. Fazemos fronteira com nove países: já existem ligações rodoviárias com oito deles, além de duas ligações ferroviárias. Dez pontes internacionais também ligam estados brasileiros a Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Hoje, a principal obra em andamento é a duplicação do Corredor Mercosul, que liga os principais mercados consumidores brasileiros aos países do extremo sul do continente. Integram esse corredor as rodovias Fernão Dias (BR-381, ligação Belo Horizonte-São Paulo), Régis Bittencourt (BR-116, São Paulo-Curitiba), BR-116-376-101 (Curitiba-Florianópolis) e a BR-101 Sul (Florianópolis-Osório). As três primeiras estradas estão em fase final de construção, em condições de tráfego na maior parte dos trechos. Já a ligação Florianópolis-Osório deverá ficar pronta nos próximos anos. Ainda na Região Sul, está em construção o trecho da BR-282 entre Florianópolis e a fronteira Argentina.

No Norte, avançam obras para conectar por via rodoviária o Brasil à Guiana (BR-401 em Roraima, trecho Boa Vista-Bonfim-Normandia) e ao Peru (BR-364 no Acre, trecho Sena Madureira-Cruzeiro do Sul). O governo federal também trabalha na pavimentação da BR-156, no Amapá (Ferreira Gomes-Oiapoque), para se ter acesso à Guiana Francesa, território ultramarino francês, aproximando o país da comunidade européia.

Em novembro deste ano, deverá estar concluída a ponte sobre o Rio Acre na BR-317, ligando Assis Brasil a Iñapari, no Peru. Devem ser retomadas a curto prazo as obras da ponte sobre o Rio Tacutu, na BR-401, em Roraima, unindo Bonfim a Lethem, na Guiana. Em julho último, os governos brasileiro e francês assinaram acordo para construção da ponte sobre o Rio Oiapoque na BR-156 no Amapá, conexão entre Oiapoque e Saint George d¿Oyapock, Guiana Francesa. Além de todas essas obras, a construção de três outras pontes com o Paraguai, a Argentina e o Uruguai está sendo avaliada.

Ao mesmo tempo em que investe na infra-estrutura nacional para fins de integração, o Brasil vem cooperando decisivamente no financiamento da construção de rodovias em nações vizinhas. É o caso da ligação Pailón-Puerto Suarez, na Bolívia, em que há participação brasileira no financiamento de um trecho de 227 quilômetros; do aporte financeiro nos projetos da Carretera Atlântico-Pacífico (Iñapari-Puente Inambari-Urcos-Azangaro), que futuramente ligará Assis Brasil no Acre aos portos peruanos; e da Carretera Paita-Tarapoto-Yurimáguas, que propiciará a interconexão rodo-hidroviária do Brasil ao Peru, beneficiando, do lado brasileiro, as exportações da Zona Franca de Manaus. O fomento a iniciativas de transporte na América do Sul traz ainda oportunidades para a indústria da construção brasileira, gerando milhares de empregos.

As ações de transportes em curso demonstram a importância que o governo brasileiro atribui à questão da infra-estrutura. A interligação física com os vizinhos sul-americanos amplia fortemente os horizontes comerciais e socioculturais, ao mesmo tempo que beneficia populações dos estados brasileiros dentro do território nacional. A infra-estrutura está abrindo caminho para a consolidação de uma comunidade de nações efetivamente unida.

PAULO SÉRGIO OLIVEIRA PASSOS é secretário-executivo do Ministério dos Transportes.