Título: RESULTADO DEVE SAIR POR VOLTA DE 20H DE AMANHÃ
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 22/10/2005, O País, p. 8

Eleitores de cidades isoladas pela seca na Amazônia poderão votar; urnas foram levadas até de helicóptero

BRASÍLIA. A seca na Amazônia não vai impedir que os eleitores de comunidades isoladas pelo baixo nível dos rios votem amanhã no referendo, informou ontem o Tribunal Superior Eleitoral. Segundo o presidente do TSE, Carlos Velloso, até ontem à tarde apenas um município ¿ Urucurituba (AM) ¿ ainda não havia recebido a urna eletrônica. Nas demais cidades isoladas, o equipamento foi transportado com a ajuda de helicópteros cedidos pelas Forças Armadas.

¿ Nem a seca nem qualquer outro problema vai interferir no referendo ¿ disse Velloso. Urucurituba receberá sua urna amanhã (hoje) de manhã.

Segundo o TSE, o referendo vai custar ao país R$270 milhões, pouco mais da metade do que foi gasto nas eleições municipais de 2004 (R$534 milhões). Além de ter só um turno de votação, foram reduzidos os números de seções e mesários em relação ao ano passado. O ministro diz que isso não representará o aumento das filas nos locais de votação.

Para Velloso, a discussão do referendo ¿tomou conta do país¿, superando as expectativas. Ele espera que o índice de abstenção não ultrapasse 15%, acima do percentual de 2004, de 12%. Ao todo, 122.102.746 eleitores estão aptos a votar, dos quais 8,5 milhões são analfabetos. Os brasileiros que vivem no exterior não poderão votar.

Ponte nova para garantir eleição

Até ontem, 11 municípios pediram ajuda das Forças Armadas para garantir a segurança da votação ¿ um de Roraima (Oiapoque) e dez da Amazônia. O motivo da solicitação é o difícil acesso a essas localidades. Os pedidos serão analisados hoje.

As Forças Armadas foram chamadas para construir às pressas uma ponte em Anastácio (MS), que desabou esta semana e isolou 629 eleitores.

O TSE espera divulgar às 20h de amanhã o resultado do referendo. Segundo o diretor de informática do tribunal, Paulo Camarão, até essa hora pelo menos 80% dos votos devem estar totalizados. Este percentual, de acordo com Camarão, deve subir para 95% à meia-noite.

O TSE já distribuiu quase a totalidade das 406 mil urnas ¿ cerca de 50 mil são reservas. O tribunal estima que os eleitores levarão em média 25 segundos para votar.

http://oglobo.globo.com/especiais/referendo