Título: Ministério foi criado em 1999
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 09/11/2004, O país, p. 3

O Ministério da Defesa foi criado em 10 de junho de 1999. O então presidente Fernando Henrique Cardoso escolheu o ex-senador Élcio Álvares para ser o primeiro ocupante da pasta. O novo ministro tinha sido líder do governo no Senado e acabara de perder as eleições para um novo mandato no Senado. Ao assinar a lei criando a pasta, Fernando Henrique disse que se tratava de um ¿passo histórico¿.

Para a implantação do Ministério da Defesa, foi preciso acabar com o Estado Maior das Forças Armadas e transformar em comandos os ministérios do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

A criação da pasta da Defesa foi polêmica, já que os militares resistiam à idéia de ficar sob o comando de um ministro civil. E os atritos acabaram provocando a demissão de Élcio Álvares, seis meses depois de sua posse. Na época, a posição de Álvares estava enfraquecida porque tinham sido publicadas reportagens acusando-o de suposto envolvimento em crimes no Espírito Santo, o que não ficou provado.

Fernando Henrique cogitou também nomear o vice, Marco Maciel, mas este preferiu não assumir o posto. Geraldo Quintão deixou o comando da Advocacia Geral da União (AGU) e substituiu Élcio Álvares. Quintão ficou no cargo até o fim do governo tucano

No governo Lula, o primeiro ocupante do posto foi José Viegas, que pediu demissão em decorrência dos atritos com a área militar, em especial com o comandante do Exército, Francisco Albuquerque.