Título: DEPOIS DE PREGAR O `SIM¿, LULA AGORA DIZ QUE O VOTO É SECRETO
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 22/10/2005, O País, p. 11

Já dona Marisa indica que votará pela proibição da venda de armas

BRASÍLIA. Embora já tenha escrito um artigo no qual se dizia favorável à proibição da venda de armas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou ontem se comprometer com a campanha do ¿Sim¿. Lula fugiu da pergunta em dois momentos, no início e no fim da cerimônia de comemoração do Dia do Aviador. Ele não quis responder como votará no referendo:

¿ Mas o voto não é secreto? ¿ desconversou Lula, pouco antes de entrar no carro oficial.

O presidente já havia assinado artigo publicado na ¿Folha de S. Paulo¿ no qual afirmava ser a favor da proibição da venda de armas. No artigo ¿Mais vidas, menos armas¿, publicado no dia 9, Lula dissera que, como cidadão, sua posição era pelo ¿Sim¿. Assessores disseram que Lula evitou falar sobre seu voto por estar numa cerimônia oficial e por temer que isso seria entendido como propaganda.

Presidente votará em São Bernardo do Campo

Mais cedo, ao chegar para a cerimônia, Lula já havia escapado da pergunta devolvendo-a aos jornalistas:

¿ Vocês vão votar o quê?

O presidente irá a São Bernardo do Campo (SP) para votar. Já a primeira-dama Marisa Letícia abriu seu voto a favor da proibição do comércio de armas, ao fazer o número dois com os dedos antes de entrar no carro oficial, sinalizando sua opção pelo "Sim".

Na cerimônia, na Base Aérea, Lula lançou as comemorações do centenário do primeiro vôo da História, realizado em 23 de outubro de 1906 por Santos Dumont em Paris, a bordo do 14-Bis. Lula disse que a façanha extraordinária de Santos Dumont deve ser comemorada pelo Brasil e pelo mundo e que, apesar das versões divergentes, o Pai da Aviação é o brasileiro.

¿ Já houve quem quisesse ter a primazia de ter inventado o avião, tentando negar os feitos extraordinários de Santos Dumont. Nós iremos dedicar o ano inteiro de 2006 às comemorações para que a gente possa fazer valer, não apenas aos brasileiros, mas ao mundo inteiro, quem é o Pai da Aviação. É um brasileiro chamado Santos Dumont e o resto é apenas pretensão ¿ disse Lula.

Indiretamente, o presidente estava se referindo à polêmica envolvendo os irmãos Wright, dos EUA, que fizeram um vôo em 1903, a bordo do Flyer. Mas o 14-Bis, ao contrário do Flyer, não precisava de trilhos, catapultas ou ventos contrários para alçar vôo e, por isso, é considerado o primeiro vôo.

Parentes de Santos Dumont recebem livros

Em homenagem a Santos Dumont, Lula entregou aos seus sobrinhos-tataranetos Guilherme e Helena Villares livros infantis sobre a vida e a obra do inventor brasileiro. Participaram da cerimônia, os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Nélson Jobim.