Título: DIRCEU DIZ QUE LULA ESTÁ CERTO AO NÃO DEFENDÊ-LO
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 22/10/2005, O País, p. 12

Mas critica os que fazem apologia do caixa dois: `Não podemos defender (a prática)¿

BRASÍLIA Seguindo sua principal estratégia de defesa ¿ tentar desqualificar o relatório do deputado Júlio Delgado (PPS-MG) que pede ao Conselho de Ética a cassação de seu mandato ¿ o deputado José Dirceu (PT-SP) acusou o relator de ter redigido um parecer superficial e tendencioso, e de tratar suposições como provas.

Dirceu disse que o presidente Lula faz um bom governo, será reeleito e contará com seu trabalho de cidadão, caso tenha o mandato de deputado cassado. Afirmou ainda, em entrevista coletiva, que Lula está certo ao não se envolver em seu processo. Perguntado se não esperava contar com o apoio do presidente, Dirceu disse que pode se defender sozinho:

¿ Vamos supor que ele me defendesse. O que aconteceria imediatamente? Interferência do Executivo no Legislativo. Acho que o presidente Lula está na função correta, está fazendo o que precisa fazer. Eu tenho que me defender

Dirceu negou que tenha ajudado a fazer uma medida provisória para beneficiar os bancos BMG e Rural no caso do crédito em consignação; negou também que tenha participado da operação para ajudar a ex-mulher Ângela Saragoza e de acertos com o PP e PL para compra de apoio. Ele acha que a crise provocada pelos processos de cassação precisa acabar logo, e mandou um aviso a Lula e aos ministros: não abrirá mão de se defender até o fim.

¿ Se alguém acreditou que eu iria renunciar aos meus direitos, digo que isso é uma ilusão ¿ disse.

Nos documentos apresentados ontem para responder ao parecer de Delgado, Dirceu disse que tem as mãos limpas e pede justiça. Criticou o uso de caixa dois nas campanhas, mas não quis assumir a negativa de que recursos de caixa dois foram usados quando presidiu o PT e na campanha de Lula:

¿ Tenho me mantido em silêncio porque sou acusado. O que eu falo é usado contra mim. Então não me peça que eu fale nada que pode ser usado contra mim. Porque aí eu estaria sendo ingênuo. O Delúbio deixou claro que na campanha que eu fui coordenador e ele tesoureiro não houve caixa dois, em 2002.

Indiretamente, criticou Lula e os companheiros que apregoam o uso do caixa dois como algo normal.

¿ Fazer a apologia do caixa dois é fazer a apologia do (não concluiu a frase)... Não podemos defender o caixa dois!

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), anulou ontem a primeira das duas sessões que contariam prazo para a votação da cassação de Dirceu, por falta de quórum. A sessão foi aberta com apenas 13 deputados presentes, e o regimento exige o quórum mínimo de 51 deputados. Isso poderia adiar em mais um dia a votação do parecer de Delgado no conselho, mas um acordo manteve a programação para terça-feira. Em depoimento ontem a delegados da Polícia Federal, que foram ao seu apartamento, Dirceu atribuiu a responsabilidade pela movimentação financeira do PT ao ex-tesoureiro Delúbio Soares e disse que só soube do caixa dois depois que o caso se tornou público pela imprensa.

www.oglobo.com.br/pais