Título: MEDO CONTAMINA EUROPA
Autor:
Fonte: O Globo, 22/10/2005, O Mundo, p. 33

Consumo de aves entra em queda

BRUXELAS. Melhor prevenir do que remediar? Por via das dúvidas, enquanto não obtêm respostas mais claras das autoridades sobre os riscos da contaminação pelo vírus da gripe aviária em seres humanos, os europeus começam a se defender como podem. Ou como acham que podem. Bombardeados por uma série de informações sobre novos focos da doença, cidadãos já compram antivirais por conta própria e cortam a carne de frango do cardápio.

¿ Os riscos de contaminação para o ser humano são baixos na Europa ¿ diz o especialista em doenças infecciosas do Centro Hospitalar Universitário Saint Pieters, em Bruxelas, Yves Van Laethem.

O problema é que mal informadas ou não, as pessoas demonstram cada vez mais preocupação com o risco de contágio. Muitas têm procurado médicos para saber o que podem fazer. Há pelo menos uma semana, na capital belga, não se encontram os antivirais com efeitos contra a gripe em seres humanos.

O temor também acaba por se refletir no consumo da carne de ave. Na Turquia, estima-se que tenha caído à metade. Em alguns restaurantes, os pratos de frango começam a sair do cardápio. Na Itália, a queda está próxima de 20%. Na França, o medo teria causado uma redução de 10% do consumo nas últimas semanas.