Título: PARA INDIANO, `AMOR DEMAIS¿ ATRAPALHA SETOR NO BRASIL
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 23/10/2005, Economia, p. 33

Consultor defende foco no exterior

ORLANDO. Não foi preciso muito tempo para que Apurva Chandra, um indiano com décadas de experiência em software e tecnologia da informação (TI) em geral, percebesse que o maior rival do Brasil no mercado internacional, nesses setores, não é a Índia, como se costuma dizer.

¿ O maior competidor do Brasil é o próprio Brasil. Quer dizer: o maior desafio para os brasileiros, na conquista do mercado global, é o fato de que eles amam demais o Brasil e não querem sair de lá ¿ disse ele, com um sorriso irônico.

Chandra se referia, obviamente, ao fato de que a maioria dos empresários do setor continua voltada unicamente para o mercado doméstico, enquanto seus colegas de outros países têm feito de tudo para conquistar o mundo ¿ e, principalmente, os Estados Unidos.

¿ O grande desafio é o de convencer os brasileiros a virem para os Estados Unidos. Eu espero que eles façam isso rapidamente, porque outros estão ocupando esse terreno. As chances vão começar a diminuir ¿ disse o especialista ao GLOBO.

Chandra trabalha nos Estados Unidos há 30 anos. Ele chegou a ser gerente da divisão de telecomunicações da Hewlett-Packard. Há dez anos, transformou-se em consultor independente. E, desde fevereiro do ano passado, está trabalhando na terra de Tio Sam para a ActMinds, de Campinas, em São Paulo.

Trata-se de um consórcio formado há dois anos por dez empresas de Campinas que atuam no setor de tecnologia da informação, com um total de 1.200 funcionários e faturamento anual de R$90 milhões, sendo R$23,9 milhões em exportações, 90% das quais para os Estados Unidos. A firma tem clientes de peso como Citigroup, Hewlett-Packard, Honda, IBM, Motorola e Volkswagen.

¿ ActMinds é a marca para o exterior. Cada uma das dez empresas mantém o seu nome e atua por conta própria no Brasil. Mas nós nos juntamos para brigar nos mercados estrangeiros ¿ contou Fábio Pagani, diretor do consórcio. (José Meirelles Passos)