Título: PRESIDENTE ADMITE DERROTA APÓS VOTAR NO `SIM¿
Autor:
Fonte: O Globo, 24/10/2005, O País, p. 4

`Quem não sabe usar arma é melhor não ter. Se tiver, passa a ser uma arma na mão do adversário¿

SÃO BERNARDO e SÃO PAULO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem à noite em São Paulo que é contra o uso de armas, mas respeitará o resultado do referendo, seja qual for.

¿ Estou confiante na participação da sociedade brasileira. Esse (o desarmamento) é um problema polêmico. Tem muita gente que defende a liberdade do uso de armas. Muita gente que é contra. Particularmente, eu acho que o cidadão que não saiba utilizar uma arma é melhor não ter. Se tiver, passa a ser uma arma na mão do adversário. Como nós optamos pela realização do plebiscito, temos que aguardar o resultado e cumprir o que for decidido ¿ disse Lula por volta das 19h30m, durante a abertura da Feira Internacional dos Transportes, em São Paulo, pouco antes da divulgação dos primeiros resultados oficiais sobre a votação do referendo.

De manhã, Lula disse que votou ¿Sim¿, mas afirmou que respeita a vontade da maioria.

¿ Acho que uma pessoa comum ter arma não dá segurança. Por isso votei ¿Sim¿. Agora, a vontade do povo é soberana ¿ disse Lula de manhã.

O presidente chegou às 11h15m à Escola Estadual Doutor João Firmino Correia de Araújo, no município de em São Bernardo do Campo, onde vota há mais de 20 anos, acompanhado da primeira-dama Marisa Letícia, que também votou no ¿Sim¿.

Os dois gastaram cerca de cinco minutos para votar. Na saída, evitaram dar declarações sobre o referendo.

¿ Não pode ¿ alertou a primeira-dama.

Perguntada sobre sua opção, dona Marisa fez o número dois com os dedos (referência ao número do ¿Sim¿). Na saída, Lula não se conteve e fez uma rápida declaração para confirmar seu voto.