Título: DEBATE NECESSÁRIO
Autor: PEDRO IVO DE SOUZA BATISTA
Fonte: O Globo, 24/10/2005, Opinião, p. 7

Os eventos climáticos que andam assustando o mundo chamam a atenção para o alerta há décadas percebido pelos ambientalistas, pelo menos desde que a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano (Estocolmo/1972) advertiu: ¿Com a ignorância ou a indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao ambiente global de que a nossa vida e o nosso bem-estar dependem.¿ Com razão a mídia tem feito associações entre as últimas catástrofes e os danos ambientais que a civilização tem causado ao Planeta.

A Carta da Terra admite que ¿o mundo se torna cada vez mais interdependente e frágil¿ e que ¿os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental¿. A alternativa para o futuro, diz o documento, é uma escolha nossa: ¿Formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida.¿

Subscritor do Protocolo de Kyoto e de quase meia centena de outros atos internacionais, o Brasil fez a opção em favor do Planeta. E nesse caminho está o governo federal puxando a fila da mobilização e da participação social na formulação da política ambiental brasileira. Marco desse processo foi a realização da I Conferência Nacional do Meio Ambiente, em 2003.

Como detentor de um dos mais importantes patrimônios naturais da Terra, o Brasil assume uma posição de vanguarda no debate das questões ambientais.

Respaldado pela posição que sustenta no mundo, o país persegue uma essencial e vasta ampliação da base e das instâncias de discussão do meio ambiente, a par da interdependência dos temas relativos ao desenvolvimento.

Esse exercício se consolida na realização da II Conferência Nacional do Meio Ambiente, de 10 a 13 de dezembro, em Brasília. O tema Política Ambiental Integrada e o Uso Sustentável dos Recursos Naturais expõe a convicção de que as questões ambientais não se comportam em estruturas restritas, mas estão a exigir o comprometimento de interesses, cuidados e preocupações do governo federal de um lado e, de outro, do conjunto da sociedade. Dessa forma faremos valer nossa posição no cenário internacional e ofereceremos valioso exemplo aos debates sobre o meio ambiente e o desenvolvimento.

PEDRO IVO DE SOUZA BATISTA é assessor do Ministério do Meio Ambiente e coordenador da II Conferência Nacional do Meio Ambiente.