Título: Treinamento multinacional no Nordeste
Autor:
Fonte: O Globo, 09/11/2004, País, p. 4
As Forças Aéreas Brasileiras iniciaram ontem, em quatro estados nordestinos, um dos maiores treinamentos militares na América do Sul. A operação é batizada de Cruzeiro do Sul (Cruzex-2004) e é um exercício multilateral que, este ano, envolve também Argentina, França e Venezuela, num total de mil homens e 70 aeronaves.
Além do Ceará, a operação acontece, simultaneamente, no Rio Grande do Norte, na Paraíba e em Pernambuco. O encerramento é no dia 20. O objetivo é treinar os participantes no planejamento de operações nos moldes utilizados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Para o brigadeiro-do-ar, Roberto de Medeiros Dantas, chefe do Centro de Comando e Controle de Operações Aéreas da FAB, o exercício é importante porque o Brasil pleiteia cadeira no Conselho de Segurança da ONU. Segundo ele, é uma oportunidade de mostrar a capacidade da FAB de gerenciar situações de conflito aéreo de baixa intensidade.
¿ Quanto mais treinarmos dentro do padrão da Otan, mais seremos reconhecidos internacionalmente ¿ disse o coronel Ricardo Holanda, do setor de Comunicação Social do comando da Aeronáutica.
As forças aéreas da África do Sul, do Peru e do Uruguai participam como observadoras. No ambiente fictício, será travada batalha entre os países Vermelho e Amarelo.