Título: Brasil levará à França 400 projetos culturais
Autor: Jorge Henrique Cordeiro
Fonte: O Globo, 09/11/2004, País, p. 8

Um Brasil multicultural, além da tríade samba, praia e futebol, invadirá a França em 2005, no evento ¿O ano do Brasil na França¿, que reunirá cerca de 400 projetos culturais em diversas cidades francesas. O evento é promovido pela Agência de Promoções de Exportações do Brasil (Apex) e sua correspondente francesa, a UBI France. O Brasil foi convidado pelo governo francês para encerrar o ciclo de eventos que há 15 anos homenageia países estrangeiros na França ¿ 2004 é o ano da Polônia.

Um comissariado brasileiro e outro francês foram montados para escolher os projetos que representarão o Brasil. O evento foi apresentado ontem pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, e pelo embaixador francês no Brasil, Jean de Gliniasty.

Segundo André Midani, coordenador do comissariado brasileiro, mais de 2.400 projetos já foram apresentados e estão sendo analisados. O orçamento total é de US$ 20 milhões e o governo brasileiro deve pagar de 35% a 40% desse montante.

Para Gil, preocupação exagerada com Ancinav

Gil repetiu que considera exageradas as preocupações de parte do setor audiovisual brasileiro com o projeto de criação da Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual (Ancinav). Segundo Gil, a nova entidade não tem nada de autoritária e atenderá as demandas do setor:

¿ A Ancinav não é uma iniciativa do governo e sim do setor audiovisual brasileiro.

Gil afirmou que o projeto não está parado e muito menos será arquivado, tendo recebido diversas contribuições e seguindo sua tramitação normal para ser apreciado pelo Congresso.