Título: Brasil terá centro sobre liberdade de expressão
Autor:
Fonte: O Globo, 09/11/2004, País, p. 8

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo e o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) fizeram um convênio para criar o Centro de Referência Sobre Liberdade de Expressão, com a primeira biblioteca especializada no tema no Brasil. Na solenidade que marcou a assinatura do convênio, no último dia 4, o presidente da ESPM, Francisco Gracioso, disse que a idéia surgiu no Conar. A biblioteca, ainda sem data prevista de inauguração, abrigará o acervo no Instituto Cultural da ESPM, na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo.

Para o presidente do Conar, Gilberto Leifert, a criação do Centro de Referência Sobre Liberdade de Expressão tem significado especial para a cidadania e para a indústria da comunicação.

¿ Nossa inspiração terá sido premonitória, pois há pouco mais de um ano os malsinados projetos oficiais de controle do audiovisual e do jornalismo, através da Ancinav e de um Conselho Federal de Jornalismo, sequer haviam sido revelados ¿ disse.

Segundo ele, há pressões contra a liberdade de expressão não apenas no Congresso, onde, disse, tramitam 200 projetos de lei que visam a limitar a publicidade e o direito do consumidor à informação.

¿ Normas como decretos e portarias, embora desprovidos de legitimidade, vulneram direitos do jornalista, do publicitário, do cidadão. E o Judiciário, vez por outra, também comete excessos nesse campo. Nós, que trabalhamos com comunicação, temos o dever de difundir os direitos que animam o exercício da comunicação social.