Título: Brasileiro é condenado à prisão perpétua
Autor:
Fonte: O Globo, 09/11/2004, País, p. 9

A Justiça britânica condenou, na última sexta-feira, o brasileiro Fábio Pereira, de 25 anos, à prisão perpétua pelo assassinato do fotógrafo inglês John Goodman, de 52. A sentença foi proferida mesmo sem o corpo da vítima ter sido encontrado. Somente após ouvir o veredicto Fábio confessou o crime e concordou em mostrar à polícia onde escondera o corpo.

O brasileiro repetiu, na vida real, a história contada em ¿O talentoso Ripley¿, sucesso do cinema estrelado por Matt Damon. No filme, o personagem-título toma o lugar de um milionário (vivido por Jude Law), após matá-lo. Foi exatamente o que Fábio tentou fazer. Imigrante ilegal, ele invadiu a casa de Goodman em Ealing, região oeste da capital inglesa, no dia 7 de abril de 2003, acreditando estar vazia. O fotógrafo voltou no dia seguinte e foi morto pelo brasileiro, que escondeu o corpo sob as tábuas do assoalho da casa.

Gasto com presentes e roupas passou de R$ 50 mil

Fábio Pereira passou a usar a identidade da vítima, os cartões de crédito e o dinheiro que estava em contas bancárias. O brasileiro gastou aproximadamente 10.000 libras esterlinas (aproximadamente R$ 52.000) em visitas a clubes noturnos, roupas e presentes para a namorada e parentes, assumindo uma vida de milionário ¿ exatamente como na história contada no cinema.

Na Inglaterra, os criminosos que agem como Fábio são chamados de ¿squatter¿ (invasores de casas e locais abandonados). O brasileiro sofisticou a prática ao redecorar o apartamento da vítima. Mas acabou preso em 26 de agosto de 2003, depois que os vizinhos suspeitaram do desaparecimento de Goodman.

Fábio Pereira terá a possibilidade de ser libertado após cumprir 16 anos de pena, segundo o jornal britânico ¿The Times¿ do último sábado.