Título: PESQUISAS APONTARAM DIFERENÇA MUITO MENOR
Autor: Cláudia Lamego, Chico Otavio e Toni Marques
Fonte: O Globo, 25/10/2005, O País, p. 4

Ibope e Datafolha explicam as sondagens

SÃO PAULO. Os últimos resultados divulgados pelos dois principais institutos de pesquisas do país, o Ibope e o Datafolha, não chegaram perto dos números de votos do referendo, que registrou uma diferença de 27,57 pontos percentuais entre o ¿Não¿ (63,68%) e o ¿Sim¿ (36,11%). O Ibope registrou dez pontos percentuais de vantagem para o ¿Não¿, e o Datafolha, 14 pontos.

Os dois institutos dizem que as últimas pesquisas foram feitas três dias antes do referendo e que o ¿Não¿ teria arregimentado muitos eleitores às vésperas da votação. O tempo de discussão também teria sido curto demais.

¿ A última pesquisa foi de diagnóstico, não de projeção. E a evolução da opinião pública foi rápida demais. Antes do início da campanha, o ¿Sim¿ tinha quase 80% dos votos. Já no último dia 14 o ¿Não¿ estava quatro pontos na frente e, no dia 21, já estava à frente por dez pontos. Como se o ¿Não¿ fosse uma onda e todo mundo decidiu cair nessa onda no último dia ¿ disse a coordenadora do Ibope, Márcia Cavallari.

Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, o último resultado divulgado pelo instituto (57% para o ¿Não¿, 43% para o ¿Sim¿), diz respeito à intenção de voto do eleitor no dia em que a pesquisa foi feita, três dias antes do referendo.

¿ O número de pessoas que decidiu o voto na última hora foi grande. E a evolução do ¿Não¿ sobre o ¿Sim¿ ganhava terreno a cada dia. Como se tratou de uma votação com apenas com duas opções, cada ponto vale dois ¿ disse Paulino.