Título: Em Rio do Pires, 80% contra armas
Autor: Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 25/10/2005, O País, p. 8

SALVADOR. Rio do Pires, a 750 quilômetros de Salvador, no sudoeste da Bahia, não chega a estar fora do mapa, mas era desconhecida de boa parte da população baiana até ontem, quando ganhou destaque por ter apresentado o maior percentual de votos ¿Sim¿. Foram quase 80% de reprovação às armas, conferidos por 4.216 eleitores de um total de 5.328 votantes.

O prefeito Gildásio dos Santos (PP), que votou ¿Não¿, atribui o resultado a um trabalho forte pelo desarmamento empreendido pelo padre Jacques Schzartz, há 21 anos na região. Os registros de maior gravidade na delegacia local são sobre assaltos a banco. O município tem uma única agência bancária, que foi assaltada três vezes, mas por quadrilhas de outras cidades.

Padre Jacques confirma a realização de um trabalho sistemático em defesa da paz:

¿ Esse trabalho é rotineiro. Mas quando surge uma campanha como esta do desarmamento, nos empolgamos ainda mais. Tinha uma expectativa muito positiva sobre os resultados do referendo, mas não esperava que fosse assim.

O vigilante bancário Sidney Alves Souza, um dos poucos a ter porte de arma na cidade, votou ¿Sim¿:

¿ Somos uma gente muito simples, votamos contra o comércio de armas porque temos medo dos efeitos delas e queremos que permaneçam longe daqui ¿ diz.