Título: ENTREGUES 464 MIL ARMAS
Autor:
Fonte: O Globo, 25/10/2005, O País, p. 9

Campanha pretendia recolher 80 mil

BRASÍLIA. O Ministério da Justiça informou ontem que 464 mil armas foram recolhidas pela campanha do desarmamento encerrada no domingo. A meta inicial do governo era recolher 80 mil armas. Com o fim oficial da campanha, a partir de agora, quem for flagrado com uma arma não registrada poderá ser condenado até quatro anos de prisão. O porte de arma ilegal é considerado crime inafiançável.

¿ As pessoas tiveram um ano e quatro meses para entregar ou registrar armas. Quem tem arma ilegal pode ser preso a qualquer momento ¿ afirmou o delegado Fernando Segovia, chefe do Serviço Nacional de Armas, da Polícia Federal.

O ministério considerou a campanha bem sucedida. Pelas informações oficiais, a retirada de grande quantidade de armas de circulação brecou o aumento do número de mortes por armas de fogo. Pelo menos 3,2 mil vidas teriam sido poupadas no ano passado. "É importante lembrar que a campanha do Desarmamento surgiu de uma aspiração do povo e ela ficará marcada como uma política bem sucedida que abrirá caminho para construirmos um país mais pacífico e seguro", disse Bastos em nota divulgada pelo ministério.