Título: PRESIDENTE CULPA BORNHAUSEN POR ATAQUES
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 25/10/2005, O País, p. 12

`Nunca pedi para empregar filho meu¿, diz Lula sobre denúncias contra parentes

BRASÍLIA. O presidente Lula fica transtornado quando aborda, por iniciativa sua, as acusações contra seus parentes. Ele se transfigura, seus lábios tremem num misto de indignação e emoção. Da sua boca só sai um nome: Bornhausen ¿ o senador Jorge Bornhausen, presidente do PFL. É ele, segundo Lula, quem comanda uma série de ataques à sua família. O nome de Bornhausen não vem sozinho, mas carregado de adjetivos pesados, palavrões mesmo.

Lula argumenta não ter nada a ver com as atividades do filho e dos irmãos:

¿ Não tenho nada a ver com Frei Chico, Vavá e nem com as atividades do meu filho. Tenho orgulho da minha família. Mas nunca pedi nada a eles. Pode perguntar para qualquer um deles. Antes de ser presidente da República, já tinha amigos do PT em cargos públicos importantes. Mas nunca pedi também a nenhum deles para que empregasse ou fizesse favor para um filho meu, para um irmão meu ou qualquer parente, próximo ou distante ¿ tem dito Lula.

O presidente enxuga os olhos, balança a cabeça e prossegue:

¿ Uma coisa boa na política brasileira era que os adversários respeitavam os parentes dos outros, principalmente filhos. Nossos filhos não ficavam expostos a denúncias infundadas, sem provas, a um disse-me-disse. Havia respeito ao homem público. Que pai fica feliz vendo o nome de seu filho arrastado na imprensa na base dos boatos, das insinuações? Acabou esse respeito na política brasileira.

O senador Jorge Bornhausen, ao ver o depoimento de Lula no blog no Globo Online, respondeu:

¿ O presidente Lula não precisa se preocupar comigo. Nunca fiz política atacando a família de adversários e não será agora que mudarei minha maneira responsável de agir.