Título: ACAREAÇÃO DE GILBERTO CARVALHO DECIDE SEU FUTURO
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 25/10/2005, O País, p. 12

Lula pede a Wagner que converse com CPI dos Bingos para evitar que sua imagem seja exposta com seu chefe de gabinete

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, que converse com integrantes da CPI dos Bingos para evitar que a acareação entre o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, e os irmãos do prefeito morto de Santo André Celso Daniel, marcada para amanhã, não exponha a imagem de Lula.

Após levantamento sobre os integrantes da CPI, o Planalto concluiu que, entre os oposicionistas, são poucos os prováveis interlocutores: apenas os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Romeu Tuma (PFL-SP).

A avaliação no governo é que, dependendo do resultado da acareação, Carvalho não continuará no governo. Ontem, ele participou da reunião de coordenação política, quando tratou-se do assunto. Lula cancelou a viagem para o Sul amanhã.

CPI do Mensalão fará acareação com nove pessoas

Já na CPI do Mensalão, na quinta-feira, será feita uma acareação com nove personagens da crise. O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o empresário Marcos Valério de Souza e Simone Vasconcelos, ex-funcionária da agência SMP&B, serão confrontados com seis pessoas que sacaram dinheiro: o presidente do PL, Valdemar Costa Neto; o ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas; o assessor do PP João Cláudio Genu; o tesoureiro informal do PTB, Emerson Palmieri; o ex-presidente da Casa da Moeda Manoel Severino dos Santos; e José Luiz Alves, assessor do ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto.

COLABORARAM: Alan Gripp e Lydia Medeiros