Título: Presidente do INSS é convocado para explicar contrato
Autor: Adriana Vasconcelose Isabel Braga
Fonte: O Globo, 09/11/2004, País, p. 10

O presidente da Comissão de Seguridade Social da Câmara, deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), anunciou ontem que vai convocar o presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Carlos Bezerra, para que ele explique a contratação, com dispensa de licitação, da Fundação Universidade de Brasília (FUB) para montar uma mega-assessoria de comunicação institucional do instituto por R$ 8,3 milhões, como publicou O GLOBO no último domingo.

Publicado no Diário Oficial do último dia 1 de outubro, o contrato do INSS com a FUB tem duração de um ano e prevê gasto médio mensal R$ 693 mil. Estão previstas as contratações de 56 funcionários, entre jornalistas, radialistas, cinegrafistas, produtores, redatores e fotógrafos.

¿ O bom senso indica que o melhor, em contratos deste vulto, é fazer no mínimo uma licitação ¿ observou Paes.

O vice-líder do governo no Senado, Ney Suassuna (PMDB-PB), considera difícil que o INSS tenha dinheiro para custear esse ambicioso projeto de comunicação, que prevê a criação de uma TV corporativa e um departamento fotográfico.

A Secretaria de Comunicação de Governo (Secom) evitou comentar o contrato fechado entre o INSS e a FUB, alegando que ainda está estudando o caso. O ministro da Previdência, Amir Lando, também não quis comentar o assunto.