Título: INDONÉSIA EMBARGA VÁRIOS PRODUTOS
Autor: Geralda Doca e Giberto Scofield Jr.
Fonte: O Globo, 25/10/2005, Economia, p. 27
País inclui farelo de soja e equipamentos. Brasil pode recorrer à OMC
BRASÍLIA, PEQUIM e BUENOS AIRES. A pretexto do reaparecimento da aftosa no Brasil, a Indonésia informou ao Ministério da Agricultura embargo total às exportações brasileiras. Não só de carne, mas também farelo de soja, matérias-primas, equipamentos, maquinários e medicamentos. O governo considerou a medida descabida e deverá questioná-la na Organização Mundial do Comércio (OMC), pois fere regras do comércio internacional.
A Indonésia quase não importa carne do Brasil ¿ foram US$500 mil em 2004 e nada este ano ¿ mas é o sétimo maior comprador de farelo de soja. A Suíça também engrossou a lista dos países que proibiram a carne brasileira, o que fez subir para 43 o número de embargos. Ontem, a Argentina ampliou o embargo da carne para cinco estados brasileiros.
¿ Da vez passada (2004), quando a Rússia embargou as importações de carne brasileira por causa de um foco de febre aftosa no Amazonas, a Indonésia também embargou o farelo de soja. De modo que é uma preocupação exagerada. Eventualmente descabida ¿ disse o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.
A embaixada brasileira em Jacarta foi orientada a tentar acabar com o embargo.
¿ Esse tipo de proibição unilateral não tem sustentação legal na OMC ¿ reforçou o vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro.
Os focos também devem adiar as exportações de carne bovina do Brasil para a China, mas avanços são esperados nas vendas de frango. Uma missão de três técnicos do Ministério da Agricultura, chefiada pela secretária de Relações Internacionais do Agronegócio, Elisabete Seródio, iniciou ontem em Pequim uma visita para credenciar frigoríficos que vão exportar carne para a China.
Os chineses deixaram claro que podem avançar no credenciamento dos frigoríficos para exportação de frango, mas vão deixar as conversas sobre a carne bovina para uma nova ocasião. Hoje, a missão brasileira terá um encontro com o vice-diretor geral do Ministério da Agricultura da China, Yao Xiangjun, para tentar avançar nas negociações interrompidas em junho pelos dois lados.
Até agora, a China fiscalizou e credenciou cinco frigoríficos brasileiros, já autorizados a fazer embarques especiais de carnes. A secretária brasileira chegou a Pequim com uma lista de 52 novos frigoríficos, apesar das queixas chinesas de que o Brasil apresentara um número muito grande e, por isso, o processo de credenciamento seria demorado.
(*) Correspondente