Título: Dirceu: políticos devem responder por caixa 2
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 26/10/2005, O País, p. 8

Perguntado se petistas têm de pagar pelo que fizeram, porém, ex-ministro diz que não pode prejulgar

SÃO PAULO. O deputado e ex-chefe da Casa Civil José Dirceu (PT-SP) criticou o caixa dois e afirmou que os partidos políticos brasileiros devem responder por essa prática, em entrevista segunda-feira à noite no programa ¿Roda Viva¿ da TV Cultura de São Paulo. Ele condenou as tentativas que estariam sendo feitas para desclassificar o caixa dois como quebra do decoro parlamentar.

¿ Não sou leniente, conivente e nem defendo o caixa dois. Tem que acabar o caixa dois no Brasil. E nós, políticos, temos que responder pelo caixa dois. Não pode começar agora, como está começando, uma conversa de que será que caixa dois é quebra de decoro, será que não é o caso de desclassificar isso, a tipificação com quebra de decoro? ¿ afirmou Dirceu.

Apesar da declaração, Dirceu disse que os deputados que sacaram das contas de Marcos Valério não devem ser necessariamente cassados:

¿ Não. Não, necessariamente (devem ser cassados). Vamos ver o processo, primeiro. Eles vão ser processados, vai ter um conselho de ética, vão apresentar provas, contraprovas, serão ouvidos, vão ter testemunhas. Não posso prejulgar ninguém.

O ex-ministro responsabilizou o PSDB pela tentativa de desclassificar o uso do caixa dois como quebra de decoro:

¿ O que eu falei é que estavam começando a discutir para desclassificar o caixa dois como quebra de decoro. Isso porque está chegando no PSDB, como nós estamos vendo ¿ acusou.

Petista admite ¿muitos erros¿

Ainda falando do caixa dois, Dirceu defendeu o PT.

¿ A história do PT não é só isso. O PT não é só o que aconteceu com caixa dois, com Marcos Valério. O PT tem uma história no Brasil, inclusive de mudanças na forma de fazer política, de legislar, de governar. Não pode agora por um erro... Os partidos não são assim.

Na entrevista, o deputado petista, que pode ser cassado, admitiu que cometeu ¿muitos erros políticos¿ e falou como se fosse irreversível a perda de seu mandato. O primeiro ¿grande erro¿ que diz ter cometido foi a falta da aliança com o PMDB logo no começo do governo e em outras duas oportunidades, outubro de 2004 e março de 2005. O segundo, ¿termos saído tantos da direção do PT¿ para integrar o governo. Outro erro que admitido foi o de não ter proposto a reforma política logo no começo do governo Lula.

Disse que independentemente do resultado da votação do seu processo no Conselho de Ética vai ¿dar uma parada¿. Entre seus planos está o de fazer um curso de três meses nos Estados Unidos durante o recesso parlamentar. Dirceu pretende voltar a exercer a advocacia e se dedicar mais às filhas, e anunciou que vai escrever um livro:

¿ Quero fazer uma longa reflexão. Qualquer que seja o resultado vou dar um breque. Preciso dar uma parada.

Antes mesmo de começar a refletir, já chegou à conclusão de que ¿valeu a pena¿ tudo o que fez.

¿ Vou continuar sendo um militante político, independentemente de cassação.

O ex-chefe da Casa Civil afirmou à exaustão durante as duas horas de entrevista que não há provas contra ele e que é inocente.