Título: Aécio defende retomada de diálogo com Lula
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 09/11/2004, País, p. 13

O governador de Minas Gerais, o tucano Aécio Neves, aproveitou ontem a posse do vice-presidente José Alencar no Ministério da Defesa para dar o primeiro passo de sua reaproximação com o governo Lula. Aécio disse que considera fundamental para o país a retomada do diálogo entre governo e oposição, após o fim das eleições, e assumiu informalmente o papel de interlocutor dos tucanos com o governo. O governador pediu uma audiência com Lula para as próximas semanas:

¿ Quero fazer o primeiro gesto concreto, após esse período eleitoral, para dizer que as eleições passaram. Ganharam aqueles que tiveram o apoio da maioria da população dos municípios, mas o país precisa continuar avançando.

Segundo o governador, as principais medidas aprovadas pelo governo Lula só foram possíveis com o apoio da oposição.

¿ Os principais avanços que ocorreram no governo do presidente Lula tiveram a participação da oposição, como nas reformas estruturais. O governo sabe que, sem o diálogo, sem o entendimento e, sobretudo, sem procedimentos junto às oposições, tudo será muito mais difícil ¿ disse.

Para Aécio, não pode haver um terceiro turno das eleições. E antecipar o debate da sucessão presidencial de 2006 seria um desserviço para o país:

¿ Devemos construir juntos, governo e oposição, uma agenda de projetos que signifique condições para que o país continue avançando. Eu vejo com grande preocupação esta antecipação artificial do processo eleitoral. A conseqüência disso poderia ser uma paralisia extremamente perigosa do processo legislativo e da construção de políticas públicas.

Para Aécio, os partidos políticos devem priorizar agora a discussão de projetos importantes para o país, como a Lei da Biossegurança e as Parcerias Público-Privadas, e garantir a conclusão da reforma tributária:

¿ Meu partido faz oposição ao governo federal, mas estarei buscando criar canais para que possamos discutir o mérito das matérias.