Título: ALENCAR: PARTIDO NÃO NASCEU PARA SE LOCUPLETAR NO PODER
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 26/10/2005, O País, p. 12

Vice faz duras críticas ao governo Lula em discurso aos novos companheiros do PRB, ex-PMR

BRASÍLIA. Diante de aproximadamente 200 companheiros de seu novo partido, o Partido Republicano Brasileiro (PRB), o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, fez discurso com duras críticas ao governo, atacando diretamente as políticas econômica e social e a falta de investimentos em infra-estrutura. Ele fez pronunciamento de candidato a presidente, interrompido com frequência por aplausos. Sobrou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Alencar disse que não fará discursos demagógicos dizendo que "todo brasileiro tem direito a isso ou aquilo". Frases dessa natureza são freqüentemente usadas pelo presidente Lula ao tratar principalmente do combate à fome.

- Não vamos fazer um discurso demagógico: todo brasileiro tem direito a isso ou aquilo. As pessoas ficam frustradas porque esse direito nunca chega. Temos de dar o exemplo através do trabalho - disse Alencar, que mais tarde explicou que fez uma referência genérica a esse chavão. - Ninguém mais vai acreditar em frases. Frases não são capazes de ganhar credibilidade.

PMR troca nome para tentar se desvincular da Universal

O PRB nasceu Partido Municipalista Renovador (PMR), legenda criada por líderes da Igreja Universal do Reino de Deus, mas mudou de nome na tentativa de perder esse vínculo. Na convenção de ontem, foi aprovada a troca de nome e eleita a executiva nacional do partido.

Antes de Alencar, que criticou as altas taxas de juros, o baixo nível de crescimento e a carência de investimentos em educação, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) e o sociólogo Mangabeira Unger também atacaram as políticas do atual governo.

O vice-presidente disse não se sentir desconfortável num partido com discurso forte de oposição, nem de integrar uma legenda criada pela Universal. Alencar repetiu que o PRB é um partido laico, que comporta pessoas de todas as religiões e inclusive os sem credo. Ele disse ter orgulho de ser companheiro de partido do senador Crivella, bispo da Universal.

- O discurso pode ser de oposição porque não estamos satisfeitos com determinadas coisas que não estão indo como achamos que deveriam ir. Então qualquer partido que esteja levantando questões que sejam objeto de revisão pode ser de oposição - disse Alencar.

"Em política, nunca sabemos o dia de amanhã"

O vice afirmou que não é candidato a presidente ou a qualquer outro cargo, mas deixou as portas abertas para uma eventual candidatura. No partido, Alencar é o nome para disputar a eleição presidencial de 2006.

- Em política e mesmo na vida particular, nunca sabemos o dia de amanhã, porque o futuro a Deus pertence, mas digo com segurança que não sou candidato - disse Alencar. - Em política, ninguém descarta nada. Estou dizendo que não sou candidato. É aquela velha história: em política não tem porta de saída.

Alencar atacou também os atuais partidos e a prática de caixa dois, dizendo que o PRB nasce limpo, porque não tem dinheiro do fundo partidário, nem tempo na televisão. Segundo Alencar, o PRB vai se sustentar da contribuição dos filiados, equivalente a 10% do salário. O vice afirmou ainda que o PRB foi criado para fazer "um trabalho sério e absolutamente dentro da lei".

- Este partido nasceu para trabalhar e não para se locupletar no poder. Aqui temos pessoas que não precisam da política para viver, mas precisam da política como instrumento de trabalho em benefício do país - disse.

Legenda da foto: JOSÉ ALENCAR: "Ninguém mais vai acreditar em frases. Frases não são capazes de ganhar credibilidade"