Título: DESEMPREGO DIMINUI E RENDA SOBE EM SÃO PAULO
Autor: Wagner Gomes
Fonte: O Globo, 26/10/2005, Economia, p. 25

Taxa de desocupação na região recuou de 17,1%, em agosto, para 16,9% em setembro

SÃO PAULO. A taxa de desemprego na Região Metropolitana de São Paulo caiu de 17,1% em agosto para 16,9% da População Economicamente Ativa (PEA) em setembro. É a segunda menor taxa registrada este ano pela pesquisa da Fundação Seade e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese). A mais baixa deste ano foi a de janeiro, de 16,7%.

O desemprego ficou estável este ano por quatro meses consecutivos, entre abril e julho, em 17,5%, e voltou a cair há dois meses. A expectativa é que a taxa ao fim de 2005 seja uma das mais baixas dos últimos anos, já que, sazonalmente, o desemprego tende a diminuir no último trimestre.

Em setembro, 1,692 milhão de pessoas estavam desempregadas na região, 29 mil a menos do que em agosto. A redução do total de desempregados ocorreu por desalento, pois 52 mil pessoas deixaram de procurar emprego no mês passado. O saldo de vagas ficou negativo. No total, 23 mil postos de trabalho foram fechados.

Já a renda média do trabalhador continua subindo na região. Segundo o levantamento, o rendimento chegou a R$1.074 em agosto, contra R$1.063 em julho, com alta de 1,7% (os dados de setembro não foram divulgados ainda).