Título: EMBRAPA ALERTA PARA PRAGA NA SAFRA DE SOJA
Autor:
Fonte: O Globo, 26/10/2005, Economia, p. 29

SÃO PAULO. Foi identificado o primeiro foco de ferrugem asiática na soja da safra 2005/2006 no país, informou ontem o Centro Nacional de Pesquisa de Soja (CNPSO) da Embrapa. Segundo José Tadashi Yorinori, fitopatologista-chefe da estatal de pesquisa agropecuária, a Embrapa recebeu informações sobre um foco da praga em Primavera do Leste (Mato Grosso).

- Possivelmente devem existir outros focos - admitiu Yorinori, que informou que a ferrugem asiática foi registrada em lavouras de soja plantadas há cerca de 30 dias.

- Estamos indo para a região no domingo, para avaliar a extensão da infestação e discutir as medidas de controle - disse o pesquisador, acrescentando que possivelmente produtores já podem ter aplicado fungicidas nas plantas afetadas, para impedir a evolução da praga.

Segundo Yorinori, os plantadores de soja já haviam registrado ferrugem nas lavouras de inverno. E observou que a praga apareceu bastante cedo, na atual safra de verão, a exemplo do que ocorreu no ano passado. A ferrugem pode tirar até 80% da produtividade da safra de soja. O Brasil registrou perdas de mais de 4 milhões de toneladas na safra 2003/2004, quando houve infestação agressiva.

Consultorias independentes estimam que o Brasil vá produzir de 53 milhões a 58 milhões de toneladas na nova safra, contra 51 milhões na passada.

Legenda da foto: COLHEITA DE soja: a ferrugem pode tirar até 80% da produtividade