Título: ARTISTAS E INTELECTUAIS VÃO A BRASÍLIA DEFENDER PETISTA
Autor: Maria Lima e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 27/10/2005, O País, p. 3

Manifesto contra cassação tem 90 assinaturas, entre elas a de Niemeyer

BRASÍLIA. Um grupo de artistas, alguns intelectuais e amigos entregou ontem ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), um manifesto em defesa do ex-chefe da Casa Civil e atual deputado José Dirceu (PT-SP), que responde a processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética. Intitulado ¿Em defesa da democracia e da Constituição ¿ Cassação do deputado José Dirceu é um ato de injustiça¿, o documento afirma que ele não pode ser punido para satisfazer o ódio ¿dos que sempre foram inimigos das causas que abraçou¿.

O manifesto foi entregue ao presidente da Câmara pelo ator José de Abreu, o escritor e jornalista Fernando Morais e a escritora Consuelo de Castro. Entre os 90 signatários do documento estão o arquiteto Oscar Niemeyer, o músico Wagner Tiso, os cineastas Luiz Carlos Barreto e Tizuka Yamasaki, o cartunista Ziraldo, o jornalista Ricardo Kotscho, o dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri e até a colunista social Hildegard Angel.

Depois da audiência com Aldo, o grupo foi fazer corpo-a-corpo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Entregou o manifesto ao relator do processo de Dirceu no Conselho de Ética, Júlio Delgado (PSB-MG), ao presidente do Conselho, Ricardo Izar (PTB-SP), e ao relator da CPI dos Correios, Osmar Serraglio (PMDB-PR).

Alguns deputados ficaram incomodados com a chegada dos atores e intelectuais. Ao ver o grupo, o deputado João Fontes (PDT-SE), expulso do PT por ter votado várias vezes contra as determinações da bancada do partido, bateu boca com José de Abreu:

¿ Vocês já defenderam no passado coisas mais nobres. Vocês estão fazendo um desserviço ao país, até porque 90% da população não estão concordando com isso, querem a cassação de Dirceu.

¿ Você tem pesquisa sobre isso? Mostre ¿ rebateu José de Abreu.

¿ Todos vocês estão equivocados ¿ disse Fontes.

¿ Estar equivocado é um direito democrático ¿ respondeu o ator.

¿ Dirceu está colhendo o que plantou, ele traficou influência e vocês estavam fazendo lobby na CCJ. Fui expulso do PT por José Dirceu sem direito de defesa.

¿ Nós queremos que ele tenha o direito de se defender ¿ disse José de Abreu.

Depois do bate-boca, Fontes pediu para que os artistas fossem retirados da sala e foi atendido.