Título: Delúbio pede hábeas-corpus para não ser preso
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 27/10/2005, O País, p. 5

Ex-tesoureiro do PT participa hoje de superacareação, que reunirá Marcos Valérios e acusados de receber mensalão

BRASÍLIA. A exemplo do que fizera antes de depor na CPI dos Correios, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) hábeas-corpus preventivo para seu depoimento de hoje na superacareação da CPI do Mensalão. Até 21h de ontem o ministro Marco Aurélio de Mello não havia se pronunciado sobre o pedido. Caso consiga o benefício, Delúbio poderá não responder a perguntas que o incriminem.

Na superacareação de hoje, Delúbio, o empresário Marcos Valério e sua gerente Simone Vasconcelos serão confrontados com os beneficiários dos saques das contas de Valério: o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o ex-tesoureiro do partido Jacinto Lamas, o ex-tesoureiro do PTB Emerson Palmieri, o ex-presidente a Casa da Moeda Manoel Severino dos Santos e o assessor da liderança do PP na Câmara João Cláudio Genu.

Delúbio entrou anteontem com um pedido de hábeas-corpus para ser ouvido na condição de investigado ¿ o que o dispensa de assinar o compromisso de que dirá exclusivamente a verdade. No hábeas-corpus, os advogados pedem que Delúbio tenha assegurado o direito de não se auto-incriminar e de ter assistência jurídica durante a sessão da CPI. A defesa de Delúbio requer ainda a concessão de salvo-conduto para que o ex-tesoureiro não seja preso por falso testemunho.

O objetivo da acareação de hoje, segundo integrantes da CPI do Mensalão, é confrontar as versões contraditórias sobre os volumes de recursos sacados nas contas do empresário Marcos Valério. Na maioria dos casos, ele disse na CPI que tinha repassado um determinado valor e o sacador, também em depoimento na CPI, sustenta que retirou bem menos.