Título: LULA MANTÉM AGENDA MAS DEMONSTRA TENSÃO
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 27/10/2005, O País, p. 9

Presidente acompanha acareação com auxílio de assessores. Planalto avalia que Carvalho foi bem

BRASÍLIA. No Palácio do Planalto, assessores do presidente Lula acompanharam a sessão de acareação entre Gilberto Carvalho, e os irmãos do prefeito Celso Daniel. Para demonstrar normalidade, o presidente manteve a agenda, mas continuou sendo informado do andamento da sessão da CPI dos Bingos.

Lula só deixou o Planalto às 13h35m, para almoçar na Granja do Torto, depois que Gilberto tinha feito a principal declaração na sessão. A avaliação foi a de que Carvalho assumiu uma postura segura e até agressiva, o que teria inclusive surpreendido João Francisco e Bruno Daniel. Apesar da contrariedade com a exposição de horas de um assessor direto de Lula, auxiliares do Planalto consideraram que não foram apresentados fatos novos.

Lula, em encontro com empresários à tarde, segundo participantes, estava inicialmente tenso, mas depois procurou demonstrar tranquilidade e otimismo com a situação econômica. Nos gabinetes do Planalto, todos os aparelhos de TV ficaram ligados na acareação.

O comportamento de Gilberto Carvalho, inclusive citando detalhes da vida familiar de Celso Daniel, surpreendeu alguns integrantes do Planalto, mas foi considerado necessário nesse momento. Carvalho cedeu a conselhos de assessores do Planalto e petistas para fosse incisivo e falasse claramente sobre sua amizade com o prefeito, inclusive sobre o fato de um dos irmãos ter feito lobby junto à prefeitura de Santo André e até sobre a informação da existência de uma filha do prefeito assassinado não reconhecida pela família.

¿ O Gilberto foi incisivo como pedimos e falou abertamente sobre o caso ¿ disse um assessor do Planalto.