Título: O PEQUENO PSOL FICA UM POUCO MENOR
Autor: Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 27/10/2005, O País, p. 10

Denúncia sobre salário de funcionários leva senador a deixar partido

BRASÍLIA. O PSOL sofreu sua primeira baixa menos de três meses depois de conquistar o registro na Justiça Eleitoral. Uma semana depois de ser acusado de ficar com 40% do salário dos funcionários de seu gabinete, o senador Geraldo Mesquita (AC) saiu do partido. A pedido da presidente do PSOL, senadora Heloísa Helena (AC), foi aberto processo no Conselho de Ética para apurar a denúncia contra Mesquita. Ela protocolou o pedido na última sexta-feira e alertou-o de que, se ele não provasse sua inocência, não poderia ficar.

Mesquita negou as denúncias, que atribuiu ao PT do Acre, mas preferiu não esperar o julgamento e disse que saía para não constranger o PSOL. Mesquita foi eleito senador pelo PSB, que depois trocou pelo PSOL.

¿ Desde o primeiro momento fiquei solitariamente refletindo se tinha o direito de permitir que um milímetro de constrangimento pudesse atingir o partido. Cheguei à conclusão que a situação do partido está acima de qualquer situação pessoal. Não quero passar a impressão de que o PSOL poderia ser um colchão de segurança ¿ discursou o senador, ontem, anunciando que não pretende ingressar em outro partido e, em conseqüência, não disputará o governo do Acre, como planejara. ¿ Não importa. É um fato menor. Continuarei no PSOL militando no limite da minha capacidade para ajudar a construir o partido.

Heloísa Helena agradeceu ao senador ¿pela coragem de estar no PSOL¿ e pela contribuição que deu ao estruturar o partido no Acre.

¿ Esperamos que o senador possa comprovar sua inocência. Temos muitos adversários leais, que nos olham nos olhos, mas muitos adversários cínicos e dissimulados ¿ disse a senadora, admitindo a hipótese de a acusação ao ex-colega de partido ter saído de inimigos políticos.

Mas a senadora também se mostrou aliviada:

¿ Não que nós sejamos o santuário da ética, mas, diante de tanta traição por parte daqueles que simbolizavam a esperança, não temos o direito de permitir que paire alguma dúvida sobre algum de nossos membros ¿ afirmou.