Título: GILVAN BORGES FINALMENTE TOMA POSSE NO SENADO
Autor:
Fonte: O Globo, 27/10/2005, O País, p. 11

Parlamentar entra na vaga de Capiberibe, que foi cassado

BRASÍLIA. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deu posse, enfim, ao senador Gilvan Borges (PMDB-AP), que assumiu no lugar de João Capiberibe (PSB-AP), cujo mandato foi cassado pela Justiça Eleitoral. Com sandálias pretas trançadas, seu costume desde que exerceu outro mandato de senador nos anos 90, Gilvan participou da sessão solene em homenagem ao jornalista Wladimir Herzog.

Ausente da polêmica sessão de terça-feira, quando Renan não conseguiu cumprir a decisão judicial, o senador José Sarney (PMDB-AP) reagiu ontem às acusações de Capiberibe de que ele o perseguia e seria o responsável por sua cassação.

Sarney disse que foi eleitor de Capiberibe, quando este concorreu ao governo do Amapá, e argumentou que os dois ministros nomeados por ele para o Supremo Tribunal Federal (STF), Sepúlveda Pertence e Celso de Mello, votaram a favor de Capiberibe no processo. Sarney é o padrinho político de Gilvan Borges.

¿ Sou vítima da crueldade na política. Os ministros que nomeei ficaram a seu favor. O Sepúlveda se declarou impedido, anulando uma votação em que Capiberibe perdia por três votos a zero, fazendo o processo se iniciar novamente. O Celso votou com ele ¿ disse Sarney.

O novo senador disse ontem que faz política de resultados e que nos cinco anos e três meses que lhe restam do mandato dará prioridade aos trabalhos na Comissão Mista de Orçamento.