Título: Rosinha prestigia posse na Federação das Indústrias do Estado... de São Paulo
Autor:
Fonte: O Globo, 09/11/2004, Rio, p. 17
A governadora Rosinha Matheus viajou ontem exclusivamente para participar da posse do novo presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf. No mês passado, a governadora não compareceu a evento semelhante quando foi reeleito o presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, que está em seu quarto mandato.
Governadora se irritou com presidente da Firjan
Além de não ter prestigiado a entidade carioca no mês passado, governadora também chegou a se desentender com o presidente da Firjan que, em seu discurso de posse, na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fez um apelo para o governo federal assumir a coordenação das ações de combate à violência no Rio.
Na ocasião, Rosinha, que estava acompanhando em Campos dos Goytacazes o marido e secretário de Segurança licenciado, Anthony Garotinho, chegou a ironizar a declaração de Gouvêa. Ela convidou o empresário para ser secretário de Segurança Pública.
¿ Eu não preciso responder ao Eduardo Eugênio, ou será que ele tem uma proposta melhor do que o que nós estamos fazendo? Porque ele não senta com o governo do estado e apresenta? Ou ele quer ser meu secretário de Segurança? Ele pode escolher ¿ disse Rosinha.
Governadora não quis falar com repórteres
Ontem, a governadora Rosinha Matheus chegou por volta das 20h30m ao Museu Paulista, no bairro do Ipiranga, onde aconteceu a festa de posse da nova diretoria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), presidida por Paulo Skaf. Durante todo o tempo, Rosinha se recusou a conversar com jornalistas para explicar por que fez questão de estar na posse do empresário paulista e não ter comparecido no mesmo evento da Firjan em outubro.
Além de Rosinha, a festa da Fiesp reuniu o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT) e vários ministros, entre eles, o ministro Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Celso Amorim (Relações Exteriores), Patrus Ananias (Combate à Fome), Roberto Rodrigues (Agricultura), Ricardo Berzoini (Trabalho), Gilberto Gil (Cultura), além do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.
A festa foi organizada no pátio do Museu do Ipiranga para 2 mil pessoas. Skaf foi eleito presidente da Fiesp em agosto e já foi empossado no cargo em setembro.