Título: Um barraco imortal
Autor: Célia Costa
Fonte: O Globo, 09/11/2004, Rio, p. 18

Não convidem para o mesmo jantar os acadêmicos Ledo Ivo e Eduardo Portella. A regra, que tem sido respeitada por todos que conhecem a inimizade dos dois, foi quebrada sábado pelo presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Ivan Junqueira, quando convidou os dois imortais para sua festa de aniversário. Resultado: um esbarrão dos dois em plena festa resultou num bate-boca e Ledo Ivo acabou esvaziando um copo de refrigerante em Eduardo Portela, que teria revidado com um copo d¿água.

Chegou a ser cogitado que o motivo da briga tinha sido a proposta do acadêmico Arnaldo Niskier de homenagear o ministro da Educação, Tarso Genro. Ela provocou grande polêmica entre os acadêmicos. Um grupo, formado por João Ubaldo Ribeiro, Alberto Venâncio, José Murilo de Carvalho e Ana Maria Machado, entre outros, reage fortemente ao uso político da ABL por Niskier, que é secretário de estado no Rio. Esses acadêmicos querem que a decisão sobre a homenagem seja levada ao plenário da Academia, idéia rejeitada por Niskier.

¿ Isso seria uma humilhação ¿ teria dito Niskier numa das reuniões.

Segundo testemunhas, na hora do incidente de sábado, Niskier estava tentando convencer Ledo Ivo sobre as vantagens da homenagem ao ministro. Logo em seguida, ocorreu a briga com Eduardo Portella. Ledo Ivo, porém, disse que o caso de Tarso Genro não tem relação com a discussão.

¿ Presumivelmente, foi um esbarrão, mas não senti esse esbarrão. Não tenho meios de saber por que o acadêmico Eduardo Portella tentou me agredir pelas costas. Me virei, ele agarrou minha camisa, dizendo qualquer coisa que eu era um poeta de quinta categoria. Eu, então, disse que ele não valia nada e usei uma expressão excrementista, de que ele era um bosta. E aí, joguei Coca-cola na cara dele. Dei um banho naquela cabeleira obscena e naquela cara cheia de botox ¿ relatou o acadêmico.

Procurado ontem pelo GLOBO, Portella não foi encontrado. Em sua casa, uma assistente disse que ele estava numa defesa de tese. Ela desmentiu a história do Tarso Genro e disse que há uma antiga briga entre os dois imortais, que foi parar na Justiça, e que Ledo Ivo teve que se retratar.