Título: Empresários cobram de Palocci alívio tributário já
Autor: Vladimir Goitia
Fonte: O Globo, 09/11/2004, Economia, p. 22

Um grupo de peso do empresariado paulista cobrou ontem do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, respostas rápidas do governo para a excessiva carga tributária, os juros altos e a taxa de câmbio, que consideram essenciais para as decisões de novos investimentos do setor. No encontro, organizado pelo Instituto Talento Brasil, num hotel de São Paulo, o ministro se esforçou em explicar os rumos da política econômica do governo e as expectativas para 2005.

Acompanhado do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), Palocci reafirmou o compromisso do governo de não aumentar mais os impostos. E tentou convencer os empresários de que a carga fiscal vem sendo reduzida, embora restrita ainda a alguns setores, como o de bens de capital e da construção civil, já contemplados com alívio na incidência de tributos.

¿ Há vontade política declarada do governo de reduzir a carga fiscal ¿ disse Romeu Chap Chap, presidente do Sinduscon-SP (Sindicato da Construção Civil), após o encontro.

Sobre a recente valorização do real em relação ao dólar, que pode desestimular as exportações, Palocci foi taxativo: o câmbio é livre e flutuante e permanecerá assim.

¿ Não houve nem haverá interferência do governo no mercado de câmbio. Pelo menos, foi isso o que o ministro garantiu no encontro ¿ disse Sérgio Haberfeld, presidente da Câmara Americana de Comércio (Amcham-SP).