Título: MARILYN MONROE EM VERSÃO AÇAÍ
Autor: Flávia Oliveria e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 28/10/2005, O País, p. 8

Fafá de Belém lembra americana ao cantar 'Parabéns pra você' para o presidente

RIO e BRASÍLIA. Em seu aniversário de 60 anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve seu momento John Kennedy. Tupiniquim. No papel de Marilyn Monroe, Fafá de Belém. A paraense foi escolhida para cantar "Parabéns pra você" a Lula, na abertura do 33º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, ontem no Rio. A cena lembrou a imagem histórica da estrela de Hollywood entoando "Happy birthday" ao então presidente americano, que comemorava 45 anos, em 1962.

No início da solenidade, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-Nacional), João Martins Neto, quebrou o protocolo e pediu a Fafá, contratada para interpretar o Hino Nacional, que cantasse o "Parabéns". Em seguida, ela deu um longo abraço em Lula.

Fafá de Belém, que também interpretou "Ave Maria", antes da terceira canção fez um apelo a Lula pela preservação da Amazônia. Ela disse que "a floresta está morrendo" e cobrou medidas urgentes de "conscientização, punição e preservação". Foi aplaudida - inclusive por Lula.

A governadora Rosinha Garotinho, habitual crítica do presidente, também cumprimentou Lula pelo aniversário:

- Agora há pouco, o presidente me dizia que, quando criança, a expectativa de vida era de 50 e poucos anos e ele não esperava chegar aos 60. Quero dizer que, quando completamos mais um ano, presidente, é a oportunidade que Deus nos dá na vida para que possamos cumprir a nossa missão aqui na terra.

Lula, bem-humorado, falou sobre as seis décadas de vida antes de iniciar seu discurso, de quase 40 minutos:

- O problema é que quando temos 17 anos, ficamos rezando para o dia ter apenas uma hora, e não 24, para completar 18 anos logo. Quando a gente tem 60, fica pedindo a Deus que o ano demore dez anos para não chegar aos 61. Estamos cumprindo o ciclo da vida. Quisera Deus que todos pudessem chegar aos 60.

Em Brasília, Lula também foi homenageado por uma banda formada por portadores de deficiências especiais. Soprou as velinhas ao lado de ministros e parlamentares e fez pequeno discurso, dizendo que faria tudo de novo em seus 60 anos, apenas algumas coisas faria melhor. Lula brincou que completava 60, mas que tinha energia de 18 anos. E disse que era uma honra chegar a essa idade no poder, na Presidência da República.

Citou vários músicos de sua geração, mas nenhum político. Sorridente, ao lado de Dona Marisa, o presidente bateu palmas no ritmo da canção e ainda cantarolou as músicas "Jesus Cristo" (de Roberto Carlos) e "Pra não dizer que não falei de flores" (de Geraldo Vandré).

À vontade, Lula dedilhou o teclado de um dos músicos depois de cumprimentar cada um deles. À noite, estava previsto um jantar com parentes na Granja do Torto. O presidente nasceu em 27 de outubro de 1945, mas em seu registro de nascimento consta que nasceu no dia 6 do mesmo ano. Mas Lula só comemora seu aniversário no dia 27.

Legenda da foto: FAFÁ DE BELÉM canta em homenagem a Lula, que aplaude