Título: LULA É O 9º EM PESQUISA SOBRE PRESIDENTES DA AMÉRICA LATINA
Autor: Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 29/10/2005, O País, p. 12

BUENOS AIRES. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua na lista dos dez chefes de Estado mais populares da América Latina. O presidente do Brasil está em nono lugar, abaixo até mesmo do colega da Bolívia, Eduardo Rodríguez, que em maio passado tornou-se presidente com a queda do governo de Carlos Mesa. Segundo pesquisa realizada pela empresa de consultoria chilena Corporação Latinobarometro, 47% dos brasileiros aprovam o governo Lula e 45% confiam no presidente.

O uruguaio Tabaré Vázquez, eleito há um ano, é o mais popular: 72% de seus conterrâneos aprovam seu governo e confiam em sua gestão. O socialista Ricardo Lagos, do Chile, que finaliza seus seis anos de mandato em março de 2006, está em segundo lugar, com 67%. Já o polêmico presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ficou em terceiro lugar, com 61%. Na lista dos dez mais estão ainda os presidentes da Colômbia, da Argentina, da Republica Dominicana, da Bolívia e de El Salvador.

Por causa da crise política, Lula perdeu apoio interno mas, segundo a pesquisa da Latinobarometro, a situação não se refletiu na avaliação que os latino-americanos fazem do brasileiro: ele ostenta o primeiro lugar no ranking de presidentes mais populares. Na opinião dos 20 mil entrevistados pela empresa chilena, numa escala de um a dez, o brasileiro merece nota 5,8. Chávez ficou em segundo lugar, com cinco. Os presidentes mais impopulares do continente são o americano George W. Bush (4,8) e o cubano Fidel Castro (4,2). O Brasil foi considerado o país mais confiável da região, com 11% de opiniões positivas, seguido pela Argentina e Chile, com 6%.