Título: UM DOS PILARES DA ECONOMIA SERRANA
Autor: Daniel Engelbrecht
Fonte: O Globo, 29/10/2005, Rio, p. 16

O turismo é hoje uma das principais fontes de renda de Petrópolis, respondendo por 7% do PIB, segundo o Petrópolis Convention Bureau. Em 2001, o valor do PIB do município chegou a R$2 bilhões, representando 44% do PIB da Região Serrana fluminense. O setor de prestação de serviços, diretamente relacionado ao turismo, é o que tem a maior fatia da composição do PIB: 28%.

O movimento de turistas em Petrópolis é calculado em 40 mil pessoas por mês, de acordo com a Associação Comercial e Empresarial. Outras 50 mil pessoas têm casa de veraneio na região. Por esse motivo, a associação faz distinção entre dois tipos de turistas: aquele que possui endereço fixo na região e tem mais contato com a natureza, inclusive em fazendas com criação de animais; e aquele que se hospeda em hotéis e pousadas, mantendo contato mais distante com a natureza e freqüentando principalmente shoppings e restaurantes.

A charmosa Itaipava é o terceiro distrito com o maior número de habitantes do município, 18.862, segundo o Censo de 2000. Petrópolis tinha, na época, 181.638 moradores e Cascatinha, 61.939. A população estimada em 204 em todo o município era de 299 mil pessoas.