Título: TALENTO DE JOVENS VALE A PUBLICAÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 29/10/2005, O Globo, p. 1

Temas atuais como cidadania, pobreza e corrupção foram os mais abordados nos trabalhos

Temas atuais e importantes para o país, tratados amplamente pela imprensa, como cidadania, pobreza e corrupção, foram os principais assuntos de textos, fotos e charges do concurso cultural Cidadão para o Futuro, que premiou com computadores nove estudantes com idades entre 11 e 18 anos, matriculados em instituições públicas ou privadas, nas categorias reportagem, fotografia e charge. O concurso, que contou com a participação de 617 jovens, é uma das vertentes do projeto Educando o Cidadão para o Futuro, uma parceria entre O GLOBO, o EXTRA e o Instituto Telemar. Na foto acima estão 12 ganhadores pois uma das fotografias selecionadas, e que ficou em primeiro lugar, foi produzida por um grupo de quatro estudantes.

Mais uma vez, o alto nível dos trabalhos inscritos e a escolha de temáticas importantes impressionaram a comissão julgadora, que, além dos nove vencedores em três categorias, selecionou os demais textos, fotos e charges publicados nesta edição.

Os trabalhos confirmam que os jovens, além de estarem por dentro das notícias, estão preocupados com questões relevantes para o desenvolvimento do país.

De acordo com Sandra Sanches, gerente-geral de Marketing da Infoglobo, o concurso é uma forma importante de estímulo, pois faz os jovens refletirem sobre as temáticas que julgam mais fundamentais.

¿ É um motivo de grande satisfação para O GLOBO e o EXTRA desenvolver o concurso Cidadão para o Futuro e perceber que o retorno dos jovens, que refletem em seus trabalhos temas importantes, é excelente. E ter o apoio da Telemar é fundamental. O concurso cultural, que estimula a produção de textos, charges e fotografias publicados neste suplemento especial, faz parte de nossa intenção de estimular a reflexão e a expressão de jovens sobre esses temas. E, pela quantidade e a qualidade dos trabalhos enviados, temos certeza de que alcançamos nossos objetivos ¿ diz ela.

Os trabalhos dos jovens foram analisados por uma comissão formada por educadores e jornalistas. Muitos foram os destaques. Entre as fotos, a temática social foi a que mais sobressaiu, com imagens belas e ao mesmo tempo chocantes que retratam as condições de vida de populações mais pobres. Já as charges tiveram a corrupção e a crise política como os assuntos mais representados. Os textos enfocaram mais o papel do cidadão e o trabalho voluntário.

Segundo o presidente do Instituto Telemar, José Augusto da Gama Figueira, os resultados apresentados todos os anos mostram que a meta do projeto é alcançada:

¿ O Grupo Telemar e o Instituto Telemar têm um especial orgulho dessa já tradicional parceria com o Educando o Cidadão para o Futuro. Juntos desde a primeira edição, temos atestado a sua importância e os resultados concretos que o Educando tem proporcionado à juventude brasileira. Ao longo desses quatro anos cada vez mais solidifica-se a nossa convicção de que a democratização do acesso à informação é um dos meios mais eficazes para chegarmos a um estado de cidadania pleno.

Além do concurso e do suplemento, o projeto Educando o Cidadão para o Futuro promove pólos em escolas, mantém um site no Globo Online com informações sobre o projeto e realiza fóruns com professores e especialistas em educação.